Pesquisa aponta idosos como maiores vítimas do trânsito

Estudo divulgado pelo Infosiga SP mostra que os 645 municípios paulistas registraram 1.388 óbitos nos últimos 12 meses

por Alex Dinarte ter, 24/09/2019 - 14:38
Rovena Rosa / Agência Brasil Na semana, sextas-feiras e sábados são os recordistas de acidentes Rovena Rosa / Agência Brasil

Um estudo divulgado pelo Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga SP) no último fim de semana mostra um dado preocupante: a cada três acidentes, um envolve pessoas com mais de 60 anos de idade. Entre as vítimas, a população idosa ficam apenas atrás dos motociclistas, que lideram as estatísticas negativas.

De acordo com a pesquisa, os 645 municípios paulistas registraram 1.388 óbitos nos últimos 12 meses. Do total, 500 acidentes foram de pessoas com mais de 60 anos, o que corresponde a 36%. Das ocorrências, 57% acontecem em vias urbanas e 61% das vítimas acabam por falecer nos hospitais.

Os dados do Infosiga ainda apresentam os períodos mais críticos do dia no que se refere à ocorrência de acidentes com idosos. Noite e madrugada têm 37% dos atropelamentos. Na semana, sextas-feiras e sábados são os recordistas de acidentes com 18% e 16%, respectivamente.

Sobre veículos envolvidos nos acidentes, os automóveis estão em 38% das ocorrências, e as motos são responsáveis por 28% dos casos.

COMENTÁRIOS dos leitores