SP matricula novos alunos da rede pública até dia 31

Cadastro prévio pode ser feito nas escolas públicas estaduais, municipais e nos postos do Poupatempo

por Alex Dinarte ter, 01/10/2019 - 17:03

Pais e responsáveis por alunos que têm interesse de ingressar em uma escola da rede pública do estado de São Paulo precisam ficar atentos. Começa nesta terça-feira (1º) e vai até o dia 31 de outubro o prazo para a inscrição prévia, que habilita os novos estudantes a serem matriculados no ano letivo de 2020. Durante os próximos 30 dias, alunos de escolas particulares, de escolas públicas de outros estados e os estrangeiros que ainda não estão matriculados em escolas do estado ou dos municípios paulistas devem fazer o cadastro. Além das escolas, o registro também poderá ser feito nas unidades do Poupatempo.

Para fazer a inscrição, os responsáveis pelos estudantes menores de 18 anos devem apresentar RG ou certidão de nascimento e comprovante de endereço. Quem optar pelo atendimento nos postos do Poupatempo precisa agendar com antecedência nos canais como o portal www.poupatempo.sp.gov.br , o aplicativo 'SP Serviços' ou os totens de autoatendimento disponíveis em shoppings, supermercados, estações da Companhia Paulista de Trans Metropolitanos (CPTM) e do Metrô.

Após oficializar o cadastro, serão emitidos um comprovante e um documento para acompanhamento do resultado da matrícula, que será publicado a partir do dia 28 de novembro no site www.sed.educacao.sp.gov.br/ConsultaPublica/Consulta. Também será possível verificar o resultado em qualquer escola da rede pública.

O período de rematrícula de alunos que já estão estudando na rede paulista terminou na última sexta-feira (27).

Novotec

Estudantes que forem matriculados no Ensino Médio também poderão optar por um curso técnico. Com certificado de conclusão do ensino médio junto à habilitação técnica, o programa Novotec Integrado tem cursos como Administração, Contabilidade, Desenvolvimento de Sistemas, Informática para Internet (Programação Web), Recursos Humanos, Logística e Marketing. As turmas do Novotec são um complemento às matérias já oferecidas nas escolas e não substituem as aulas do 1º ano regular.

Educação de Jovens e Adultos

Também entre 1º e 31 de outubro, quem abandonou os estudos e agora deseja voltar a estudar também pode fazer suas matrículas. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede estadual de ensino aceita alunos com idade a partir de 15 anos para o Ensino Fundamental Anos Finais e a partir dos 18 anos de idade no caso de quem ainda não concluiu o Ensino Médio.

COMENTÁRIOS dos leitores