"Projeto Verão 2020": conheça os benefícios e os riscos

Últimos meses do ano fazem muita gente correr para as academias na tentativa de esculpir o corpo em pouco tempo

por Alex Dinarte sex, 04/10/2019 - 19:01

Fim de ano vem aí: verão, praia, corpos expostos, azaração. Tem muita gente que, quando percebe que faltam dois ou três meses para as festas de fim de ano e para as férias escolares, corre para as academias para tentar implementar o “Projeto Verão”, expressão que significa ficar em forma para exibir o corpo na praia ou na piscina. O LeiaJá traz histórias de quem é fiel cliente desses locais e de quem apenas escolhe a planilha de treinos em momentos específicos do ano.

Para a consultora de viagens Débora Camillo, de 30 anos, frequentar a academia traz motivação e bem estar, o que ela considera mais importante do que a busca por um corpo esculpido. “Apesar de odiar academia, eu comecei a treinar e espero ir durante as quatro estações”, comenta. Otimista na sequência que pode lhe trazer mais benefícios à saúde, Débora ressalta que está disposta a seguir à risca as exigências do esporte, mesmo com as dores decorrentes da malhação. “Sigo firme na dieta e no treino apesar das dores nas pernas e braços percebo uma felicidade que compensa, anima e motiva a continuar”, enseja.

Frequentador assíduo das academias há cerca de 18 anos, o microempresário Paulo Almeida conta que fez sua matrícula buscando largar o vício do cigarro. “Depois de algumas tentativas frustradas, larguei o cigarro praticando musculação, foi uma forma que eu encontrei para me manter longe do vício”, explica. Hoje com 40 anos de idade, Almeida não se vê longe dos treinos que lhe trouxeram uma melhor qualidade de vida. “Não lembro de ter ficado tanto tempo afastado dos treinos, não devo ter ficado mais de 20 dias seguidos sem treinar”, declara o microempresário. Apesar de não ser especialista na matéria, o esportista considera que é necessário paciência para alcançar os resultados. “É preciso atentar à mudança do entendimento pois quem entra na academia só pela questão estética corre o risco é muito provável que esta pessoa vai parar”, destaca Almeida que conclui. “Com 40 anos estou melhor do que quando eu tinha 18”, diverte-se.

Para o professor de Educação Física e Personal Trainer Alex Vaz, é importante que o aluno fique atento a problemas como lesões de ligamentos e lesões cardíacas, que podem surgir em quem está há algum tempo sem praticar esportes. “O recomendado é que a pessoa não queira fazer tudo em um dia só na intenção de tirar o atraso do tempo parado”, aconselha. Segundo o especialista, o ideal é iniciar as atividades de maneira moderada. “Comece devagar, a sugestão são caminhadas de 20 a 30 minutos nos primeiros dias pois assim não há sobrecarga do corpo e se respeita o limite”, ensina. Sobre o interesse das pessoas no “Projeto Verão”, Vaz não vê nenhum problema. “Começar uma atividade física a qualquer tempo traz benefícios para a saúde, porém é a rotina de exercícios que trará reais benefícios; procure algo que você realmente goste para que seja algo prazeroso e assim a atividade física será um hábito na sua vida”, declara.

COMENTÁRIOS dos leitores