Empréstimo é o vilão para os inadimplentes do país

69% dos brasileiros ficaram com nome sujo após adquirirem crédito

por Daiane Crema seg, 04/11/2019 - 17:23

Com a diminuição da renda dos brasileiros, a saída para tentar manter as contas em dia tem sido recorrer a empréstimos. A opção é uma medida não só para quitar dívidas, mas para pagar despesas básicas, como água e luz. Com isso, 69% dos brasileiros que optaram pelo empréstimo pessoal contratado em bancos e financeiras, conseguiram quitar uma dívida, mas deram lugar para inadimplência após contratar o serviço. É o que aponta um levantamento feito pela Confederação nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de proteção ao Crédito (SPC Brasil).

Entre os maiores motivos que levaram as pessoas a ficarem com o "nome sujo" estão o cheque especial (52%), o financiamento de automóvel (52%), o financiamento de casa própria (35%), as mensalidades escolares (26%), os empréstimos com parentes e amigos (23%), as contas de telefone (20%), os boletos de TV por assinatura e internet (16%) e as contas de água e luz (11%).

Um dos fatores pelos quais os inadimplentes não conseguem quitar os financiamentos é priorizar contas como o aluguel, que foi citado por 84% dos entrevistados, e o plano de saúde, para 82%, que são os compromissos financeiros pagos em dia.

Mesmo dando prioridade para algumas obrigações financeiras, além do financiamento em atraso, outras contas que não levam à negativação ficam em aberto, como por exemplo, o empréstimo feito com pessoas próximas, como parentes e amigos (33%).

COMENTÁRIOS dos leitores