Traslado dos Carros será romaria oficial do Círio

Diretoria da Festa de Nazaré confirmou que a procissão fará parte da programação a partir de 2020

por sex, 06/12/2019 - 17:08
Filipe Bispo/Arquivo LeiaJáImagens Traslado dos Carros da Basílica para a CDP ganhou status de romaria oficial do Círio Filipe Bispo/Arquivo LeiaJáImagens

A Diretoria da Festa e a Arquidiocese de Belém anunciaram na quarta-feira (4), durante a posse dos novos diretores para o biênio 2020/ 2021, que o Círio de Nossa Senhora de Nazaré terá mais uma procissão oficial, a 13ª: o Traslado dos Carros. A ideia da nova procissão foi sugerida pelo arcebispo de Belém, dom Alberto Taveira Corrêa, juntamente com a Diretoria.

Segundo o coordenador do Círio 2020, Albano Martins, esta será a primeira romaria oficial do calendário, mas os detalhes da procissão ainda estão sendo definidos. "A escolha foi por já atrair um grande número de devotos em oração e preparação para o Círio e pelo o que os carros representam dentro de todos os símbolos da festa”, disse.

Como o Traslado dos Carros ocorre sempre na quarta-feira que antecede a grande procissão do domingo e um dia antes da apresentação do Manto, a Diretoria informa que esta Romaria terá a participação da Imagem Peregrina sem o manto. “Decidimos assim para que o povo possa apreciar a beleza da Imagem sem o manto ou qualquer adereço”, destacou Albano.

Outro diferencial é com relação ao trajeto, que será variável a cada ano, permanecendo apenas a saída da Basílica Santuário e a chegada no Galpão da CDP. “Queremos contemplar outros logradouros, agraciar outras famílias que terão a oportunidade de ver a Imagem Peregrina de perto, da porta de suas casas, além das homenagens diferenciadas em cada novo roteiro, para não permanecer só as que já existem no trajeto que foi feito até o Círio deste ano”, esclareceu o coordenador.

Os carros permanecerão em exposição em frente à Basílica Santuário durante todo o dia, até a hora de serem transportados para o galpão da CDP. Este ano o público participante foi estimado em três mil pessoas. Nesta procissão são transportados o Carro de Plácido, Barca dos Escoteiros, Barca Nova, quatro Carros dos Anjos, Cesto de Promessas, Barca com Velas, Barca Portuguesa, Barca com Remos, Carro Dom Fuas e Carro da Sagrada Família.

Da assessoria da Diretoria da Festa.

COMENTÁRIOS dos leitores