33% dos consumidores inadimplentes farão compras de Natal

Alguns brasileiros deixarão de honrar compromissos financeiros para adquirir novos produtos para as festas de fim de ano

por Daiane Crema ter, 17/12/2019 - 14:27

Falta pouco mais de uma semana para começar as festas de fim de ano, e as compras no varejo tendem a aumentar neste período. Porém, os consumidores precisam ficar atentos, pois os gastos em excesso podem afetar o orçamento mensal, principalmente entre as pessoas que já estão endividadas. Mesmo com contas em atraso, 33% dos devedores farão compras neste Natal.

Segundo o levantamento realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 15% dos inadimplentes admitem ter ficado com o nome sujo em razão das compras feitas no Natal de 2018. Em média, o valor das dívidas é de R$ 847,17.

Um dado preocupante é que 8% dos consumidores afirmaram que irão deixar de honrar compromissos financeiros para realizar as compras de Natal. Por outro lado, 85% não deixarão de pagar alguma conta para adquirir presentes. As contas que deixarão de ser quitadas são o cartão de crédito (18%), internet (14%), conta de telefone (14%) e contas de água e luz (13%).

COMENTÁRIOS dos leitores