Lixo: mudança de hábito entre os desafios da vida moderna

atitudes pessoais podem trazer resultados efetivos para o mundo

seg, 13/01/2020 - 13:11

Um dos maiores problemas da humanidade nos dias de hoje é a questão do lixo. Na sociedade atual no qual o consumismo é desenfreado, descartamos toneladas de lixo diariamente em escala global. O planeta tem sofrido com o comportamento e o estilo de vida que as pessoas tem levado desde a Revolução Industrial que resultou na forma como vivemos nos dias de hoje. A poluição está em níveis que podem ser irreparáveis. Ao mesmo tempo, há pessoas e organizações que estão preocupadas com esse modelo de economia capitalista no qual o lucro está acima de qualquer valor ético e moral.

Uma das tendências de mudanças desse modelo é o movimento Zero Waste no qual o principal objetivo é a busca por uma vida sem desperdício, no qual os recursos naturais são utilizados com sabedoria, os produtos fabricados de forma sustentável e os resíduos descartados de forma consciente. Esse movimento leva em consideração 5 importante Rs. O primeiro R é repensar, ou seja, parar para refletir sobre as escolhas que se está fazendo e como elas estão afetando o planeta.O segundo R é recusar, no qual é preciso dizer não ao excesso de consumismo e também para as empresas que alimentam esse consumo, o terceiro R é reduzir. Para evitar desperdiçar é preciso pensar menos é mais, há várias maneiras de viver melhor com menos adotando práticas do minimalismo. O quarto R é reutilizar e o quinto R é reciclar. É importante utilizar ao máximo um produto antes de descartá-lo, e quando for jogar no lixo buscar por soluções biodegradáveis.

Há vários negócios que já estão abraçando esse novo modo de viver a vida de forma mais sustentável e que trazem diversas soluções para a pessoas que também querem viver dessa maneira. Entre uma das principais mudanças que esses negócios trazem é a redução da utilização de embalagens. As sacolas plásticas são utilizadas apenas uma vez em alguns casos e acabam poluindo os oceanos, os quais já estão em níveis graves de poluição. Estima-se hoje que há mais toneladas de lixo nos mares do que peixes, um valor em torno de 150 milhões de toneladas.  Estudos recentes estão mostrando que além do plástico poluir os oceanos, há também diversas micropartículas de plásticos, a qual estão poluindo o ar e as regiões mais remotas na natureza. Alguns desses locais pode se tornar poluídos tal como grande cidades globais. Essa nova descoberta está alertando ainda mais a comunidade científica dos altos níveis de poluição que o mundo está vivendo. Outros afirma que a sociedade moderna está ingerindo uma média 50 mil partículas de microplásticos por ano. Ou seja, não é somente a vida marinha que está sofrendo, mas sim toda a vida no planeta Terra.

Realizar essas mudanças é um processo, fazendo modificações de hábitos no dia a dia, uma delas é por exemplo, não utilizar mais sacola plástica e tentar comprar produtos que venham menos embalados. As atitudes pessoais podem trazer resultados efetivos para o mundo. Cada indivíduo é responsável pela a sua parcela de poluição.

COMENTÁRIOS dos leitores