Tajiquistão realiza eleição sem principal partido opositor
Essas são as primeiras eleições nesta antiga república soviética desde que a Suprema Corte proibiu o Partido Renascentista Islâmico em 2015
O Tajiquistão realiza eleições legislativas neste domingo (1º), nas quais a vitória da formação do presidente Emomali Rajmon é dada como certo, devido à ilegalidae do principal partido de oposição.
Essas são as primeiras eleições nesta antiga república soviética desde que a Suprema Corte proibiu o Partido Renascentista Islâmico em 2015, uma formação religiosa moderada listada como "extremista" e "organização terrorista".
O Partido Democrata Popular do Tajiquistão, no poder, tem vitória clara. O único partido da oposição que participa das eleições deste domingo, o Partido Social-Democrata do Tajiquistão, nunca conseguiu assentos.
A Comissão Eleitoral relatou uma participação de mais de 75% às 10h00 GMT (07h00 horário de Brasília), bem acima dos 50% necessários para a validação das eleições.
Uma missão reduzida de observadores eleitorais da Organização para Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) supervisiona as eleições.