Reunião pede presos no 1º grupo de campanha de vacinação

Representantes de sistemas carcerários discutiram, nesta quinta-feira (12), medidas de combate ao coronavírus

por Nathan Santos qui, 12/03/2020 - 18:31
LeiaJáImagens . LeiaJáImagens

Presidiários e profissionais do sistema carcerário brasileiro foram sugeridos para integrarem o primeiro grupo que receberá a imunização da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe H1N1. A informação nasceu de uma reunião extraordinária do Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária do Brasil (Consel), realizada nesta quinta-feira (12), em São Paulo, com o objetivo de discutir estratégias para possíveis casos confirmados do novo coronavírus em presídios nacionais.

Responsável por conduzir o encontro, o secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Pedro Eurico, acredita que a vacina poderá servir como agente protetor em quadros de doenças respiratórias. “Da mesma forma que as pessoas que estão aqui fora têm direito à assistência de saúde, aqueles que estão intramuros também devem ter suas vidas preservadas. Dentro dos presídios também há pessoas vulneráveis, como: idosos, portadores de tuberculose e HIV, além de outras patologias que os transformam em pessoas debilitadas”, argumentou o secretário.

Durante a reunião, representantes de unidades prisionais de mais de 20 Estados definiram ações para evitar a chegada do vírus nas comunidades carcerárias. Foi revelado, ainda, que havendo casos confirmados nas cadeias, o isolamento será a primeira medida a ser adotada e o tratamento inicial se dará nas próprias enfermarias das prisões. Ocorrendo agravamento das situações, detentos poderão ser levados a centros hospitalares.

Ainda segundo Pedro Eurico, a paralisação de visitas aos presídios não será adotada. Porém, segundo o secretário, haverá mais rigor no controle das entradas. “O Brasil tem hoje quase 800 mil presos, além de milhares de servidores de diversas áreas. Nos finais de semana esses números se multiplicam com as visitas de familiares. Neste momento a restrição de visitas não é prudente. De imediato, iremos reforçar o controle da situação dentro das unidades e nas portas de entrada”, declarou Eurico.

A Campanha

De acordo com o Ministério da Saúde, as ações de vacinação da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza serão iniciadas no dia 23 de março. Inicialmente, a pasta orienta que sejam vacinados os idosos e trabalhadores de saúde que atuam na linha de frente do atendimento à sociedade.

“Precisamos proteger os mais vulneráveis e os que estão na linha de frente no atendimento. É importante garantir que essas pessoas tenham acesso à informação para evitar filas nos postos de saúde. Nosso desafio é realizar a campanha com segurança e evitar aglomerações. O Programa Nacional de Imunizações do Brasil (PNI) está preparado”, destacou o secretário em Vigilância e Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira, conforme informações da assessoria de imprensa da pasta.

No dia 9 de maio, data que marca o ‘Dia D’ de vacinação, crianças de seis meses a menores de seis anos serão vacinadas. Também deverão ser submetidas ao procedimento pessoas com mais de 55 anos, gestantes, mães no pós-parto – até 45 dias -, população indígena e cidadãos com condições especiais. Segundo o Ministério da Saúde, a campanha seguirá até 23 de maio e a previsão é que 75 milhões de doses sejam colocadas em circulação.

COMENTÁRIOS dos leitores