Mangueirão abriga moradores de rua de Belém

Assistência pretende reduzir os riscos de contágio do novo coronavírus e deve ser estendida a espaços públicos no interior do Pará

seg, 23/03/2020 - 16:38
Marco Santos/Agência Pará Lojas doaram colchões para os moradores de rua abrigados no Mangueirão, em Belém. Marco Santos/Agência Pará

O Governo do Estado do Pará, para minimizar os riscos de contágio do novo coronavírus, abriu o Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão, para abrigar as pessoas que vivem na rua em Belém. A ação, coordenada pela Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) e Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), deve se estender a municípios do interior do Estado nos próximos dias.

O presidente da Associação Comercial do Pará (ACP), Clóvis Carneiro, mobilizou o comércio e a sociedade de Belém para oferecer materiais de uso, como colchões e lençóis, e produtos de higiene e limpeza. “Atendendo ao apelo do Governo do Estado, mobilizamos o comércio e a sociedade de Belém no sentido de oferecer, em caridade, colchões e lençóis para o atendimento desses desamparados o mais rápido possível”, disse Carneiro. “Entendo que além de ser um ato de solidariedade é, sem dúvida, uma questão de autoproteção”, destacou. “Neste primeiro momento, vamos centrar as informações na Associação Comercial do Pará, telefone (91) 40053900 e na Organização Pará 2000, telefone (91) 33440100.”

O governador do Pará, Helder Barbalho, visitou as instalações do Mangueirão, que já está recebendo pessoas em situação de rua da Região Metropolitana de Belém. "Nós escolhemos o Mangueirão pela sua amplitude, que permite que tenhamos a utilização dos espaços existentes no estádio, bem como áreas de circulação, para que não haja concentração em áreas fechadas. Quero agradecer a todos os servidores do Estado e voluntários que estão nos ajudando neste momento. E, não menos importante, agradeço ao povo do Pará, que atendeu ao nosso apelo e já está doando colchões, travesseiros e materiais de higiene", destacou Helder Barbalho.

O secretário Inocêncio Gasparin, da Seaster, disse que todos os moradores de rua serão cadastrados. “Previamente já temos um cadastro de quantas pessoas estão morando nas ruas em Belém, e vamos usar esses dados para fazer isso. Nós já sabemos onde essas pessoas estão e se alimentam. Importante ressaltar que nós pretendemos alcançar o Estado todo nesta ação, mas vamos começar por Belém. Os secretários regionais de Santarém e Marabá já foram contatados, e vamos ver como desenvolvemos isso da melhor forma possível", disse pela manhã Inocêncio Gasparin. Com informações da Agência Pará.

COMENTÁRIOS dos leitores