Corpos nas ruas e urubus no céu:a Covid colapsou o Equador

País vive dias de ‘filme de terror’ com a crise da pandemia do coronavírus

por Paula Brasileiro qui, 16/04/2020 - 11:47

O caos que se tornou os serviços de saúde e funerário na cidade de Guayaquil, no Equador, estão gerando imagens dignas de filme de terror. Sem condições de enterrar seus mortos, famílias abandonam os corpos das vítimas da Covid-19 pelas ruas e os urubus rondam as regiões em seus sobrevoos em busca de alimentação. Na internet, as pessoas estão relatando o desespero que assola a localidade. 

Guayaquil é o epicentro da crise do coronavírus no Equador. Com quatro mil pacientes da Covid, o sistema de saúde do município colapsou assim como o funerário que não está dando conta de enterrar todos os mortos. Algumas vítimas fatais foram sepultadas em caixões de papelão, já outros corpos estão sendo abandonados nas vias públicas por falta de urnas funerárias e espaço para o sepultamento. A prefeita Cynthia Viteri afirmou que "não há espaço nem para vivos, nem para mortos" nos hospitais e cemitérios da cidade.

Embed:

O engenheiro brasileiro que mora em Guayaquil relatou, ao G1, a situação do lugar. “Vejo urubus no céu de Guayaquil e à tarde a fumaça dos corpos sendo queimados em um dos cemitérios da cidade. Agora, estou vivendo em um filme de terror, apocalíptico”. Vários vídeos que mostram o cenário desolador que se transformou o município equatoriano estão sendo compartilhados na internet todos os dias. "O líquido dos corpos em decomposição vai sendo derramado nas ruas, infectando tudo. O mau cheiro é insuportável", completou o engenheiro.

COMENTÁRIOS dos leitores