Estudo chinês diz que ar-condicionado pode espalhar vírus

A recomendação é de que os ambientes tenha circulação de ar e que se respeite a distância ideal

por Luan Amaral dom, 19/04/2020 - 12:36
Pixabay A recomendação é de que os ambientes tenha circulação de ar e que se respeite a distância ideal Pixabay

Depois de analisarem casos de três famílias que foram ao mesmo restaurante, no mesmo dia, e terminaram com 10 pessoas infectadas em Guangzhou, na China, um estudo comprovou que ar-condicionado pode disseminar o coronavírus. 

No artigo publicado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças nos Estados Unidos a conclusão é de que esses casos estudados tiveram relação direta com aparelho: "O fator chave para a infecção foi a direção do fluxo do ar". 

O estudo explica que no restaurante em questão não seria possível que apenas gotículas de um homem que viajou do epicentro em Wuhan para Guangzhou no dia 23 de janeiro infectasse uma mesa próxima. Ele almoçou com familiares no restaurante fruto do estudo. Naquele mesmo dia, pessoas de outras mesas começaram a apresentar sintomas. 

O restaurante que funciona em um prédio de cinco andares, sem janela e com um ar-condicionado por andar teve outras pessoas presentes no mesmo dia que não foram infectadas o que segundo os pesquisadores comprova a tese.

"Um fluxo de ar forte do ar-condicionado pode ter propagado gotículas (...). Os aerossóis tendem a seguir o fluxo de ar, e as concentrações mais baixas de aerossóis a distâncias maiores podem ter sido insuficientes para causar infecção em outras partes do restaurante", concluiu. A recomendação é de que os ambientes tenham circulação de ar e que se respeite a distância ideal para evitar a propagação do Covid-19.

COMENTÁRIOS dos leitores