Cidade italiana libera praias para autistas

Medida foi tomada pela Prefeitura de Salve, no sul do país

qui, 23/04/2020 - 11:24
Pixabay Pixabay

Enquanto aguarda a decisão do governo sobre o que poderá reabrir após o fim da quarentena, uma pequena cidade do extremo-sul da Itália decidiu liberar pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) para frequentarem suas praias paradisíacas.

A medida foi anunciada nesta quinta-feira (23) pela Prefeitura de Salve, município de 4,5 mil habitantes situado na região da Puglia, e também beneficia pessoas afetadas por transtornos intelectuais graves ou de déficit de atenção, mas é válida apenas para moradores.

O objetivo é permitir que esses cidadãos e seus tutores possam transcorrer mais tempo ao ar livre na orla marítima e tomar um banho nas águas cristalinas das praias de Salve. Para isso, a pessoa responsável precisa apenas fazer um telefonema para a Prefeitura solicitando o acesso.

"É uma iniciativa louvável, um exemplo que deveria ser seguido por outras cidades. Meu filho agora está feliz, já o levei ao mar e, como sempre, ele não resistiu e mergulhou", disse Francesco, pai de um menino autista de nove anos, em entrevista à ANSA.

"A vida das famílias com pessoas autistas mudou radicalmente após as restrições impostas pelas emergências sanitárias. Nossos filhos foram postos de lado, como animais, sem professores de apoio, centros de terapia ou assistência domiciliar. Agora meu filho poderá brincar no lugar de que ele mais gosta, entre a areia e o mar", acrescentou.

Segundo o prefeito Francesco Villanova, a ideia "nasceu como um ato de amor a essas pessoas que sofrem, ainda mais neste momento histórico que vivemos". "Pensamos que essa iniciativa poderia ajudá-las a suportar melhor essa emergência", afirmou.

A Itália inteira está em quarentena desde 10 de março, mas o governo deve relaxar o isolamento gradualmente a partir de 4 de maio. A pandemia do novo coronavírus já infectou cerca de 190 mil pessoas no país e deixou mais de 25 mil mortos. 

Da Ansa

COMENTÁRIOS dos leitores