SES-PE cobra ações concretas do novo Ministro da Saúde

André Longo ressaltou que necessita do envio de insumos para abertura de novos leitos

por Luan Amaral qui, 30/04/2020 - 21:00
Marcelo Casal Jr./Agência Brasil André Longo ressaltou que necessita do envio de insumos para abertura de novos leitos Marcelo Casal Jr./Agência Brasil

Duas reuniões que não resultaram em ações mais concretas, em especial, o envio de respiradores. Estes foram os contatos que, segundo o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo ocorream entre o governo estadual e o novo ministro da Saúde, Nelson Teich assumiu a pasta. 

"Nós já tivemos dois contatos com o novo ministro da Saúde, Nelson Teich. Tivemos oportunidade de acompanhar, acompanhando o Governador Paulo Câmara, em duas videoconferências com o ministro, com sua equipe. Na primeira ele pediu que nós apresentássemos um documento técnico colocando as necessidades do estado de Pernambuco, nós fizemos. E numa outra nós tínhamos expectativa de que ações mais concretas pudessem ter sido desenvolvidas, mas foi uma reunião em que a gente não teve concretude dessas respostas", afirmou o secretário, em coletiva nesta quinta-feira (30). 

Segundo o secretário, ficou apalavrado que o secretário-executivo da Saúde, General Pazuello, seria um elo entre o Ministério e a SES-PE para a entrega de insumos. André afirma que necessita de respiradores para aberturas de novos leitos. 

Nós estamos buscando respostas junto ao General Pazuello, do ponto de vista de insumos estratégicos. E aqui eu falo fundamentalmente de mais respiradores para acelerar a abertura de leitos tanto no hospital alfa quanto na Maternidade Brites de Albuquerque que são referências hoje para Covid, como também para permitir a ampliação de leitos no hospital Oswaldo Cruz", ressaltou. 

Os respiradores estão entre os 100 comprados pelo governo de Pernambuco e retidos pela empresa a pedido do Ministério da Saúde.

Pedimos inicialmente 100 respiradores, um esforço para esses primeiros dias, primeiro contato com o novo ministro. Conseguimos 35, mas fruto daquela decisão judicial que veio do Tribunal de Justiça de Pernambuco a quem a gente novamente agradece, que foi alvo de busca e apreensão em São Paulo, mas precisamos de pelo menos mais 65 respiradores. A ideia era que a gente pudesse ter esses equipamentos até o final da semana, mas ainda aguardamos uma resposta mais objetiva por parte do Ministério da Saúde", completou. 

André Longo ainda pediu apoio do Governo Federal para a conscientização do isolamento social e reconheceu situações de descumprimento da regra em Pernambuco. 

 

COMENTÁRIOS dos leitores