Diabética e com câncer, idosa de 94 anos vence a Covid-19

A idosa não apresentou a forma mais grave da doença e, por conta disso, não precisou ficar na UTI ou ser entubada

por Jameson Ramos sab, 23/05/2020 - 15:00
Pixabay Pixabay

Com várias comorbidades e integrando o grupo de risco, Maria da Mata Mussi, de 94 anos, conseguiu surpreender até os médicos e vencer a Covid-19. A mulher, que mora em Nova Granada, São Paulo, diz que nem sabia que estava com a doença. "Quando os médicos me falaram só pedi a Deus porque tenho muita fé. Agora estou em casa e bem", revela.

Por estar sentindo alguns sintomas da Covid-19, os familiares fizeram um teste rápido em Maria no dia 14 de abril, que deu negativo. Com a insistência dos sintomas e bastante falta de ar, a idosa foi levada para fazer um outro exame no dia 28 de abril, que deu positivo. O medo da família era que a matriarca não resistisse, já que faz tratamento contra um câncer de pele, é diabética, tem hipertensão e um marcapasso.

"Os médicos chegaram a dizer que não sabiam se ela se curaria, já que ela tem várias comorbidades", revela a neta Maria Eleodoro, 27 anos, à Folha de São Paulo. A idosa não apresentou a forma mais grave da doença e, por conta disso, não precisou ficar na UTI ou ser entubada, apenas a colocaram no oxigênio por conta da falta de ar.

Os familiares que tiveram contato com ela também fizeram o exame para saber se haviam se infectado, mas os testes deram negativo. Ainda não se sabe como a idosa foi contaminada, já que ela está há quatro meses cuidando do câncer na casa de sua filha, que mora na capital paulista.

COMENTÁRIOS dos leitores