Johns Hopkins para contagem de dados de Covid do Brasil

Universidade referência mundial em dados parou o registro depois que o Ministério da Saúde tirou dados do ar

por Lara Tôrres sab, 06/06/2020 - 19:58
Reprodução O painel da universidade deixou de contabilizar os dados do Brasil Reprodução

A Universidade Johns Hopkins, referência mundial em dados sobre Covid-19, interrompeu a contagem de dados do Brasil neste sábado (6). A instituição, que se baseia nos números divulgados pelo Ministério da Saúde, utilizando-os para localizar o país em um ranking mundial de casos e mortes. A contagem parou porque na última sexta-feira (5) a plataforma utilizada pelo ministério para divulgar dados oficiais sobre a doença saiu do ar, exibindo um aviso de manutenção.

Ao retornar neste sábado, a plataforma já não exibia mais o número total de mortos e infectados, que a Universidade Johns Hopkins utiliza para posicionar os países. Antes da interrupção, o Brasil era o terceiro colocado em óbitos e segundo em infectados. O repositório de fontes internacionais da instituição informa que não há outra fonte brasileira além do ministério para o fornecimento de dados.

O levantamento da Universidade John Hopkins é disponibilizado pelo Centro de Recursos do Coronavírus e os dados disponibilizados por ela são utilizados como fonte por pesquisadores e meios de comunicação de todo o mundo.

LeiaJá também

--> Governo substitui portal sobre covid-19 por site

--> TCU sugere horário fixo para divulgar dados da Covid-19

--> Covid-19: Bolsonaro ameaça tirar Brasil da OMS

--> Covid-19: PL determina que dados sejam repassados à Câmara

--> Secretários dizem que governo tenta invisibilizar mortos

COMENTÁRIOS dos leitores