Ipojuca quer abertura de praias para esportes individuais

Ipojuca foi a primeira cidade do estado a interditar o litoral, em 22 de março, na tentativa de conter o fluxo de turistas e, assim, diminuir os riscos de contaminação

por Katarina Bandeira sex, 12/06/2020 - 14:36
Vinicius Lubambo/Prefeitura de Ipojuca Atividades seriam realizadas das 4h às 11h da manhã Vinicius Lubambo/Prefeitura de Ipojuca

Depois de completar 80 dias com suas praias interditadas, a Prefeitura de Ipojuca, no Litoral Sul de Pernambuco, enviou, nesta sexta-feira (12), um ofício ao Governo do Estado pedindo a abertura das praias para quem quiser praticar esportes de forma individual. O pedido vem após queda na taxa de ocupação das unidades de saúde do município. 

No documento, o município explica que entende a preocupação com a crise sanitária mundial e que, exatamente por seguir com rigor os protocolos exigidos, alcançou índices que justificam o pedido. “Conseguimos um achatamento na curva, com diminuição significativa do número de infectados e óbitos, tendo como reflexo imediato esvaziamento nas unidades hospitalares, que hoje, contam com apenas 6,3% de taxa de ocupação na sala vermelha e 14,8% da sala amarela”, diz um trecho do ofício.

Caso sejam abertas as praias só podem ser ocupadas por quem estiver fazendo atividades físicas individuais, das 4h às 11h. Ipojuca foi a primeira cidade do estado a interditar o litoral, em 22 de março, antes mesmo do decreto estadual, na tentativa de conter o fluxo de turistas e, assim, diminuir os riscos de contaminação da Covid-19.

Abertura em fases

Na primeira semana de junho a Prefeitura de Ipojuca entregou ao Governo do Estado a sua sugestão de protocolo de abertura do litoral. A prefeita Célia Sales, junto com a secretária municipal de Turismo, Carol Vasconcelos, participaram de uma videoconferência com o secretário estadual de Turismo, Rodrigo Novaes, e representantes de outros municípios para discutir a questão.  O  município sugeriu o protocolo de reabertura em fases, observando o grau de respeito da população com as novas medidas e as curvas de contágio, seguindo orientações da Organização Mundial de Saúde.

A primeira fase da reabertura das praias  seria exclusivamente para práticas esportivas individuais sem a presença do comércio (ambulantes, barraqueiros, jangadeiros, entre outros). Apenas nas fases seguintes, a prefeitura incluiria outras flexibilizações.

COMENTÁRIOS dos leitores