Rússia espera distribuir vacina da Covid-19 em agosto

País anunciou que testes foram concluídos e demonstraram a eficácia da vacina

seg, 13/07/2020 - 11:14
Igor Onuchin/TASS A produção em massa por laboratórios privados para a vacina é prevista para setembro Igor Onuchin/TASS

A Rússia anunciou que testes clínicos da vacina desenvolvida no país foram concluídos e que o resultado mostrou que a medicação é eficaz. A expectativa é que a distribuição da imunização tenha início em agosto.

Os testes foram realizados em voluntários na Universidade de Sechenov, considerada a universidade médica mais antiga do leste europeu.

"A pesquisa foi concluída e provou que a vacina é segura", disse Yelena Smolyarchuk, chefe do centro de pesquisas clínicas da instituição de ensino.

A primeira fase do estudo sobre a vacina começou em 18 de junho com um grupo de 18 voluntários. O segundo grupo, com 20 voluntários, recebeu a imunização em 23 de junho, segundo a agência de notícias da Rússia (TASS).

A direção do Centro Nacional de Pesquisa para Epidemiologia e Microbiologia Gamalei, que aprovou a vacina, prevê que ela esteja em circulação entre 12 e 24 de agosto. O Ministério da Saúde do país ainda realizará testes bioquímicos do material, mas espera concluir essa etapa em setembro. A produção em massa por laboratórios privados para a vacina também é prevista para setembro.

COMENTÁRIOS dos leitores