Compesa amplia distribuição de caixas d'água gratuitamente

Ao todo, 900 reservatórios devem ser entregues às famílias de baixa renda do Grande Recife

por Jameson Ramos ter, 04/08/2020 - 12:20
Aluísio Moreira/Divulgação/Compesa Existem critérios para que os clientes sejam contemplados Aluísio Moreira/Divulgação/Compesa

Na tentativa de atender mais famílias de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) ampliou o número de caixas d'água que estão sendo distribuídas gratuitamente. Iniciada no mês de maio nas cidades da Região Metropolitana do Recife, a ação - que integra o combate ao novo coronavírus -, deve entregar ao todo 900 reservatórios de 500 litros.

Até o momento, 400 caixas d'água já foram entregues. Neste momento de ampliação do ato, a empresa Sabará é mais uma que se junta a ação, além o Grupo Tigre, por meio do seu Instituto Carlos Roberto Hansen, e a FortLev, doando mais 100 reservatórios.

Segundo a Compesa, os critérios estabelecidos para que os clientes sejam contemplados são: ser beneficiário da Tarifa Social, ser abastecido em esquema de rodízio e possuir baixa reservação no imóvel. Os clientes com possibilidade de ganhar o reservatório estão sendo contactados por técnicos da Companhia para a análise do imóvel sobre as condições necessárias para a instalação que é de responsabilidade do morador.

Com a comprovação da disponibilidade, a exemplo do local adequado para colocação da caixa d´água, a entrega será agendada. O cliente receberá a caixa, o kit para instalação e o termo de responsabilidade sobre o equipamento.

A diretora de Desenvolvimento e Sustentabilidade da Compesa, Camila Godoy, revela que neste momento estão priorizando o abastecimento da população com ações de incremento dos sistemas produtores e com obras de melhoria nas redes de distribuição. "Mas é preciso, ainda, garantir que as pessoas em situação de vulnerabilidade social consigam armazenar a água que estão recebendo. Por isso, a Compesa vem buscando parcerias junto à iniciativa privada com o objetivo de ampliar as doações para beneficiar ainda mais pernambucanos", revela.

COMENTÁRIOS dos leitores