Potro nasce com ajuda da PM no interior paulista

Intervenção auxiliou égua em um momento crítico durante o trabalho de parto

por Alex Dinarte qua, 12/08/2020 - 16:13
Polícia Militar Animal recebe cuidados do agente da PM após o parto Polícia Militar

O empenho de uma equipe da Polícia Militar (PM) de São Paulo, na zona rural de Jaú (a 297 km da capital), foi fundamental para auxiliar uma égua em trabalho de parto. A eqüina deu à luz a um potro após a ajuda dos agentes que intervieram no momento em que o filhote não conseguia sair do ventre da mãe. O amparo só foi possível porque um dos policiais, o cabo Alessandro Aparecido Migues, tem como hobby os estudos relacionados ao cuidado e à vida dos animais.

A viatura fazia o patrulhamento da região quando populares solicitaram ajuda para socorrer a égua em um pasto. "Antes mesmo de entrar na PM, eu já gostava de animais e, atualmente, tenho uma égua. Por isso sempre leio tudo a respeito e tenho muito conhecimento sobre o assunto", comenta Migues. Ainda segundo o policial, a situação era complicada, pois o filhote estava enroscado nas entranhas da mãe. "Limpamos, retiramos a placenta e amarramos e cortamos o umbigo para auxiliar o potro a nascer. Depois, imediatamente o colocamos para mamar", recorda.

Após o parto, os agentes aguardaram a chegada do responsável pelo animal para dar-lhe ciência do ocorrido. De acordo com a equipe policial, os animais estão a salvo e passam bem.

COMENTÁRIOS dos leitores