Visitas na Funase serão retomadas neste sábado (15)

Após mais de quatro meses de encontros à distância, os socioeducandos voltam a recebem visitantes nas unidades

por Victor Gouveia sex, 14/08/2020 - 09:35
Divulgação/Funase Mesmo com o retorno presencial, as visitas por vídeochamada terão continuidade Divulgação/Funase

Suspensas desde o início de abril, as visitas às unidades da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) serão retomadas a partir deste sábado (15), em Pernambuco. A liberação ocorre mediante protocolo sanitário, com uso de máscara, aferição da temperatura e limite de um visitante por socioeducando.

Com as novas regras, alimentos perecíveis não estão autorizados e embalagens devem ser higienizadas nas portarias. Sem contato presencial a mais de quatro meses, as visitas ocorrerão aos sábados e domingos, devido a menor circulação no transporte público.

Em algumas localidades, como Vitória de Santo Antão, que tem uma Funase na zona rural, esse calendário será flexível por conta das dificuldades de acesso. Os familiares estão sendo orientadas sobre dias e horários para visitas em cada região. Cada um só poderá ser visitado a cada 15 dias de forma alternada, para que menos famílias estejam nas instalações a cada fim de semana.

A decisão impacta 737 adolescentes e jovens, e cerca 2.300 servidores, que atuam em regime especial.  “Vale lembrar também que as visitas virtuais terão continuidade. O projeto foi um sucesso, com mais de 2,8 mil videochamadas. É, inclusive, um estímulo para que as pessoas não saiam de casa com a mesma frequência de antes da pandemia e possam manter contato com os socioeducandos com que têm vínculo”, lembra a presidente da Funase, Nadja Alencar.

COMENTÁRIOS dos leitores