VÍDEO: população sofre com risco de covid em ônibus lotado

Número de veículos nas ruas continua reduzido e sem ajuste da frota desde junho

por Jameson Ramos sab, 15/08/2020 - 17:57

Mesmo diante dos registros diários de casos de coronavírus em Pernambuco, que já registra 113.183 contaminados e 7.210 mortes por conta da doença, o Estado segue ampliando a flexibilização de vários setores da economia. No entanto, essa retomada, que provoca mais gente na rua, não está ocasionando o retorno de 100% da frota de ônibus na Região Metropolitana do Recife. Ou seja, mais gente, menos ônibus e mais aglomeração.

A última vez que o Grande Recife Consórcio de Transporte ampliou o percentual de ônibus que circula na RMR foi no dia 20 de junho. Diante disso, a população vem sofrendo com a precariedade do serviço, sendo obrigada a se locomover, muitas vezes, em veículos lotados, ficando vulneráveis à contaminação.

Nas ruas do Centro do Recife, o LeiaJá conversou com as pessoas para saber como está sendo a rotina de quem precisa desse tipo de transporte.

Embed:

Posicionamento do Grande Recife

O Grande Recife informa que, mesmo com a retomada de alguns setores da economia, tem registrado uma demanda de passageiros nas linhas da Região Metropolitana que permanece na casa dos 50%. Em contrapartida, o Consórcio tem disponibilizado 70% da frota de ônibus. Esse cálculo é feito sempre com base na procura pelos coletivos como transporte público. Fiscais e técnicos do Grande Recife continuam acompanhando, diariamente, a programação e fazendo os devidos ajustes. Inclusive, reativando linhas que haviam sido temporariamente desativadas devido à queda no número de usuários transportados. Com relação à lotação, o Consórcio vem cobrando das empresas operadoras e autuando aquelas que descumprem a portaria 074 que trata da lotação máxima permitida nos ônibus neste período de pandemia.

COMENTÁRIOS dos leitores