'Não colocaremos a PM para confrontar banhista', diz Longo

Segundo secretário Estadual de Saúde, será melhor fechar novamente a faixa de areia se houver necessidade de acionar a polícia

sex, 11/09/2020 - 14:38
Rafael Bandeira/LeiaJáImagens/Arquivo Praias ficaram lotadas no último feriadão Rafael Bandeira/LeiaJáImagens/Arquivo

O secretário Estadual de Saúde, André Longo, voltou a comentar o episódio das praias lotadas em Pernambuco no feriadão da Independência durante coletiva realizada nesta sexta-feira (11) sobre os seis meses do combate à pandemia de Covid-19 no estado. Longo disse estar acompanhando as ocorrências, mas não cogita acionar a Polícia Militar (PM) para cessar as aglomerações.

"Se nós chegarmos à necessidade de ter que colocar a Polícia Militar (PM) na faixa de areia é melhor fechar de novo a faixa de areia. Nós não vamos colocar a Polícia Militar para confrontar um banhista, que está ali numa atividade de lazer", disse.

O secretário fez um apelo aos banhistas: "Lazer  tem que ser feito com altruísmo, sem egoísmo. Vá com a máscara, respeite o mínimo de distanciamento social. Não vá ocupar um espaço que já está sendo ocupado por um grupo de pessoas. Não vai haver em Pernambuco cena de confronto da Polícia Militar com banhista", repetiu.

Longo salientou que a presença de banhistas será observada nos próximos finais de semana, assim como os índices epidemiológicos. Caso os números piorem, ele ressalta que as primeiras atividades que cessarão serão as de lazer. "A gente está querendo dar passos no sentido, inclusive, de reabrir mais atividade de lazer, mas isso tudo vai depender do comportamento social, do altruísmo das pessoas em relação às outras e responsabilidade com o momento que vivemos."

Público prioritário

A partir desta sexta-feira, o público prioritário para realização dos testes passa a ser ampliado para todos os contatos domiciliares de casos positivos da doença, independente de apresentar sintomas. "No final de agosto, inauguramos o novo parque tecnológico do Lacen-PE, que vai propiciar uma revolução na virologia do nosso Estado, e conseguimos implantar, em parceria com a Univasf, em Petrolina, o primeiro laboratório no interior do Estado. Com isso, vamos ampliar a testagem, que será fundamental para trazer ainda mais segurança na retomada dos serviços e atividades”, disse o secretário.

COMENTÁRIOS dos leitores