Recomendação para esperar ter falta de ar foi um erro

Afirmação foi feita pelo secretário de Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins

ter, 15/09/2020 - 11:31
MICHAEL DANTAS / AFP MICHAEL DANTAS / AFP

Há seis meses o Brasil enfrenta a pandemia do novo coronavírus. Neste período, 4.345.610 casos de Covid-19 foram identificados no país e 132.006 pessoas morreram, conforme dados do Ministério da Saúde.

Para tentar frear os números, muitas recomendações foram emitidas por órgãos de saúde. Uma delas orientava que apenas pessoas do grupo de risco ou aquelas que apresentassem sintomas mais graves da doença, como falta de ar, deveriam procurar atendimento médico.

A orientação amplamente divulgada foi criticada pelo o secretário de Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins, o Dr. Cabeto, nessa segunda-feira (14). Ele ressaltou que, diferente da recomendação inicial, o tratamento precoce do paciente melhora as condições clínicas. A informação foi divulgada pelo G1.

"Eu acho que o mundo inteiro pautou uma coisa chamada 'não vá ao hospital, espere ter falta de ar', e a gente viu no decorrer da evolução, acho que o mundo errou, o CDC [Centro de Controle e Prevenção de Doenças] errou, a [Organização Mundial da Saúde ] OMS errou. É preciso que se diga claramente", afirmou.

Em coletiva realizada para apresentar um balanço das ações voltadas ao enfrentamento da pandemia no Estado, Dr. Cabeto defendeu que a "forma de comunicação inicial" poderia ter sido mais assertiva.

"A gente viu que quando esse doente chega mais precoce, você melhora a qualidade da estratificação do risco, melhora o resultado do tratamento. Acho que essa forma de comunicar poderia ter sido melhor", apontou o secretário.

COMENTÁRIOS dos leitores