Serviço orienta sobre infecções sexualmente transmissíveis

Disk Prevenção e Cidadania foi criado pela ONG GTP+, sendo destinado para pessoas vivendo com HIV/Aids, comunidade LGBTQIA+ e profissionais do sexo

qui, 17/09/2020 - 18:32

Já está funcionando o serviço Disk Prevenção e Cidadania, que promete orientar o público, de maneira gratuita, a respeito das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISts), da HIV/Aids, além de tirar dúvidas a respeito da Covid-19. Com funcionamento através do Whatsapp (81) 98657-7303, o projeto é uma iniciativa do Grupo de Trabalhos em Prevenção Posithivo (GTP+), voltada para o atendimento de pessoas vivendo com HIV/Aids, gays, travestis, transexuais, homens que fazem sexo com homens (HSH), familiares de LGBTQIA+’s em situação de cárcere e profissionais do sexo (travestis e transexuais).

O Disk Prevenção e Cidadania também visa fazer encaminhamentos para os serviços de saúde e promoção à cidadania, com funcionamento nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 13h às 17h. “Esse serviço é mais uma forma para que a população que nós atendemos tenha acesso aos direitos básicos no tocante à prevenção ao HIV/Aids, saúde e a cidadania. Além disso, é um importante mecanismo nesse momento de pandemia que tanto tem atingido as populações mais carentes desse país”, ressalta o coordenador geral do GTP+, Wladimir Reis.

Entre abril e agosto de 2020, a instituição alcançou diretamente mais de 800 pessoas através das ações emergenciais do projeto "Não deixar absolutamente ninguém para trás". O GTP+ realizou atividades de prevenção à Covid-19, desde a assistência alimentar até os cuidados socioassistenciais para a população vulnerável. Foram 1.070 cestas alimentares entregues e 180 pessoas alcançadas em abordagens de ruas com profissionais do sexo e LBGTQIA+’s em situação de cárcere.

COMENTÁRIOS dos leitores