Vandalismo: estátua de Ariano Suassuna é derrubada

Uma equipe da Emlurb foi enviada ao local para avaliar o dano

seg, 21/09/2020 - 09:33
Júlio Gomes/LeiaJáImagens Escultura do escritor paraibano foi inaugurada em 2017 Júlio Gomes/LeiaJáImagens

A estátua do escritor Ariano Suassuna, na Rua do Aurora, no centro do Recife, foi derrubada em ato de vandalismo na madrugada desta segunda-feira (21). A Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) está no local.

Localizada às margens do Rio Capibaribe e voltada para o Teatro Arraial, a escultura de 1,8 metro integra o Circuito da Poesia do Recife desde 2017. Ela foi criada pelo artista plástico Demétrio Albuquerque.

A equipe da Emlurb vai verificar a extensão dos danos e analisar a melhor maneira de reparar o equipamento. Segundo o órgão, a prefeitura gasta R$ 2 milhões por ano para recuperar monumentos, pontes e edificações públicas que sofreram pichação e vandalismo.

A Emlurb destaca que com o valor gasto nesses reparos daria para construir duas Upinhas por ano ou uma escola padrão ou duas creches. "O valor seria ainda suficiente para a implantação de cerca de 1.700 novos pontos de iluminação em LED, ou ser utilizado na requalificação de cerca de 20 escadarias com inclusão de corrimão", diz a Emlurb. Denúncias podem ser feitas no número 156.

COMENTÁRIOS dos leitores