Último paciente do hospital do Ibirapuera tem alta
Estrutura temporária que funcionava desde o dia 1º de maio foi desativada; profissionais da linha de frente contra a Covid-19 foram homenageados
Na capital paulista, o único hospital de campanha que ainda estava em funcionamento foi desativado. A instalação provisória do Ibirapuera, em atividade desde o dia 1º de maio de 2020 na região sul de São Paulo, era especializada em casos de Covid-19. O remanescente era o aposentado Iray Fernandes, 70 anos, que teve alta no sábado (26) e foi o último paciente a ser tratado na unidade clínica temporária.
Na cerimônia de encerramento das atividades no último sábado (26), os 800 profissionais que atuaram no Hospital de Campanha do Ibirapuera foram homenageados pelas Forças de Segurança Pública paulistas e receberam medalhas com os dizeres "Você fez a diferença. Nossa força vem da união". Entre os homenageados estavam trabalhadores de áreas como Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia, Assistência Social, Nutrição, Psicologia, Fonoaudiologia, além do apoio técnico e da recepção. O evento ainda lembrou das vítimas fatais e promoveu um encontro entre a primeira paciente que teve alta, a manicure Andreza Aparecida Silva Viana, 33 anos, e o aposentado Fernandes.
Ao todo, o centro clínico provisório atendeu 3.189 pacientes e deu alta a 2.433. O balanço não informou o número exato de mortos ou transferidos para outras unidades hospitalares. De acordo com a superintendência do hospital de campanha, moradores de 106 cidades paulistas foram atendidos no local. Ainda segundo a administração, a estrutura começa a ser desmontada na próxima quarta-feira (30).