Rede de traficantes de pessoas é desmantelada

Os suspeitos foram detidos na França nesta semana durante uma operação coordenada pela agência europeia de cooperação judicial Eurojust e a agência policial Europol

sab, 03/10/2020 - 08:37
Bernard Barron A polícia francesa escolta migrantes na cidade de Calais, 29 de setembro de 2020 Bernard Barron

Cinco pessoas foram indiciadas nesta sexta-feira (2) na cidade francesa de Lille por suspeita de terem organizado uma "importante rede" de migração clandestina, do norte da França à Inglaterra em barcos que cruzavam o Canal da Mancha, informou a promotoria.

Os suspeitos foram detidos na França nesta semana durante uma operação coordenada pela agência europeia de cooperação judicial Eurojust e a agência policial Europol.

A rede é formada principalmente por iranianos que vivem na França, na Holanda e no Reino Unido, de acordo com a Eurojust.

Desde abril, os investigadores franceses "descobriram uma rede estruturada de contrabandistas que cuidavam de migrantes e lhes forneciam barcos semi-rígidos para a travessia marítima, colocando-os em perigo", disse a promotoria de Lille em um comunicado.

Na segunda-feira, com o apoio da Eurojust e da Europol, uma operação coordenada por autoridades judiciais e policiais francesas, inglesas, holandesas e belgas levou à prisão de três suspeitos no Reino Unido, dois na Holanda e sete na França.

A rede é suspeita de ter obtido grandes lucros com o tráfico de migrantes, cobrando uma média de 3.000 euros por pessoa pela travessia.

A polícia apreendeu 10 barcos infláveis, veículos, mais de 150 coletes salva-vidas e cerca de 48.000 euros em espécie, disse a Eurojust.

COMENTÁRIOS dos leitores