Policiais resgatam jovem e evitam suicídio em SP

Agentes convenceram rapaz a voltar para o convívio da família depois que o encontraram sobre uma ponte da ferrovia desativada Santos-Jundiaí

por Alex Dinarte qua, 02/12/2020 - 16:04
Polícia Militar Abordagem da PM salvou a vida do rapaz de 19 anos Polícia Militar

Uma ação dos agentes da Polícia Militar (PM) de São Paulo impediu que um jovem de 19 anos cometesse suicídio no município de Santo André, na região metropolitana. Segundo os policiais, o rapaz apresentava quadro de transtorno e ameaçava saltar de uma ponte da ferrovia desativada que ligava a cidade litorânea de Santos a Jundiaí, no interior do estado.

De acordo com a PM, o rapaz adentrou por uma trilha em meio à mata e andou cerca de 1h30 até chegar ao local em que cometeria o suicídio. Ainda segundo os agentes, populares que avistaram a subida do jovem ao terceiro patamar da ferrovia, informaram aos policiais e ao Corpo de Bombeiros do distrito de Paranapiacaba, que foram até o local para tentar evitar a morte e resgatá-lo sem maiores riscos.

Embora perturbado e encontrado em um local de difícil acesso, o jovem não apresentava resistência ou violência com a aproximação das equipes de resgate. Os policiais então iniciaram uma tentativa de convencimento para que ele não cometesse suicídio. Foi o comandante do 6º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep), tenente-coronel Gilson Hélio Jesus dos Santos, quem atendeu ao chamado de reforço dos primeiros agentes e, após ganhar a confiança do rapaz, conseguiu o aconselhar a desistir do atentado contra a vida. "Foi um momento muito emocionante. É gratificante contribuir para o resultado positivo de uma ocorrência salvando uma vida", declarou o tenente-coronel ao site da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP/SP).

Após o resgate, o jovem foi encaminhado a uma unidade médica na cidade de Ribeirão Pires, também na região metropolitana de São Paulo. Depois do atendimento, o rapaz retornou para a casa sob tutela dos pais.

COMENTÁRIOS dos leitores