Enfermeiro vacinado testa positivo para Covid-19 nos EUA

Especialista destaca que caso não é inesperado, pois a vacina precisa de cerca de 10 a 14 dias para fazer efeito

qua, 30/12/2020 - 13:47
BioNTech Outra possibilidade é que o enfermeiro tenha sido infectado antes de ser vacinado BioNTech

Um enfermeiro da Califórnia, nos Estados Unidos, foi diagnosticado com a Covid-19 seis dias depois de receber a vacina da Pfizer, segundo noticiado pela ABC News na terça-fera (29). 

Identificado como Matthew W., de 45 anos, o enfermeiro foi vacinado em 18 de dezembro. Ele contou que o único efeito colateral que sentiu foi dor no corpo. 

Seis dias depois, ele apresentou calafrios, dor muscular e fadiga. Um teste confirmou que Matthew estava com o novo coronavírus.

Para o infectologista Christian Ramers, ouvido pela ABC News, o ocorrido não é inesperado. Ele destaca que os pacientes não desenvolvem a proteção para Covid-19 logo após ser vacinado. "Nós sabemos a partir dos testes clínicos da vacina que leva cerca de 10 a 14 dias para você começar a desenvolver a proteção da vacina", disse.

Além disso, pacientes ainda precisam da segunda dose da vacina para uma imunização completa. "Aquela primeira dose acreditamos que te dá em torno de 50%, e você precisa daquela segunda dose para chegar até 95%", acrescentou.

Outra possibilidade é que, como o período de incubação da Covid-19 chega a 14 dias, o enfermeiro pode ter sido infectado antes de receber a vacina.

COMENTÁRIOS dos leitores