Economia solidária aquece negócios na capital paraense

Produtos feitos por agricultores, mulheres e voluntários são vendidos em shopping a preço acessível e com filosofia sustentável

seg, 25/01/2021 - 09:00

Segmentos como os de artesanato, plantas ornamentais e artigos naturais começam a ganhar espaço no comércio de Belém. Muitos negócios envolvem o conceito de economia solidária, por meio de voluntários e integrantes da Rede de Cooperação Mãos Solidárias (Recomsol).

A loja Flores do Bosque, inaugurada em dezembro de 2020, aposta nessa iniciativa. Segundo Márcia Quadros, engenheira florestal e uma das representantes da rede Recomsol, o projeto teve origem em um festival de flores realizado em 2018 no Shopping Bosque Grão-Pará, em Belém. “Primeiramente, nós viemos apenas com os participantes do coletivo de produtores de plantas ornamentais e trouxemos as mulheres bombomzeiras, que são da rede. Foi uma experiência muito positiva e, desde então, ficamos dialogando com o shopping sobre a possibilidade de uma loja que pudesse trazer mais coisas desses segmentos da economia solidária”, explica.

Como um resultado da parceria entre os produtores de plantas e a Rede de Cooperação Mãos Solidárias, hoje a loja Flores do Bosque oferece cerâmicas, bombons com 70% de cacau, mel, óleos de ervas medicinais, materiais de limpeza, terrários e outros itens decorativos. Esses materiais são elaborados e criados por pessoas da agricultura familiar, quilombolas e mulheres em situação de vulnerabilidade social de municípios do Pará, o que possibilita a formação de uma comunidade afetiva, que produz para subsistência própria e mantém a filosofia justa dos negócios, segundo a filosofia da Recomsol. A Rede já tem mais de 17 empreendimentos econômicos solidários. 

“O nosso objetivo, de fato, é integrar e acolher essas pessoas e fazer com que elas percebam que são independentes e autossuficientes. Aprendendo a confeccionar uma decoração, fazendo um bombom ou plantando, a gente quer que eles possam encontrar meios para ter uma emancipação e qualidade de vida. Promover o bem-viver dessas pessoas é o nosso maior intuito”, destaca Márcia. 

Entre as mulheres da Recomsol está Lianete Carvalho, hoje coordenadora do Grupo Pôr do Sol, de Mosqueiro. “Nossas atividades começaram com a Associação das Mulheres da Pesca da Baía do Sol, com reuniões que buscavam o fortalecimento das mulheres pescadoras, marisqueiras e coletoras de sementes. Ao amanhecer, íamos até a praia colher sementes para produção de artesanatos”, conta Lianete. 

Em 2016, depois da entrada de novas integrantes, Lianete e suas colegas receberam o convite para ingressar na rede. “Algumas integrantes do grupo desistiram de continuar devido às muitas dificuldades que enfrentavam. Isso incluía problemas com seus companheiros por elas saírem de casa para participar das programações. Já outras não tinham nem recursos para transporte”, lamenta.

Das participantes originais, apenas quatro integrantes continuaram, e Lianete teve que assumir o papel de articuladora do Grupo, participando e compartilhando seus conhecimentos adquiridos. Para ela, o trabalho é de grande honra e responsabilidade. “O trabalho proporciona novos aprendizados, a troca de experiências e faz com que elas se empoderem e se valorizem como mulheres.” Na loja, as mulheres do Grupo Pôr do Sol são atuantes com a venda de bombons regionais, advindos do chocolate de origem local.

De acordo com João Vyctor Fonseca, gerente de marketing do shopping, a presença de pessoas e lojas que pensam a economia solidária se torna essencial nos dias atuais. “O projeto Flores do Bosque nasce do incentivo aos produtores locais, ajudando e apoiando as pessoas que precisam encontrar sua autonomia e desenvolver seus hobbies e habilidades. Os artefatos e artigos presentes na loja são de qualidade inquestionável e ficamos felizes ao proporcionar um espaço para que a sociedade conheça essa iniciativa social tão preciosa”, ressalta. 

Serviço

A loja Flores do Bosque funciona de segunda a sábado, das 10 às 22 horas, e aos domingos, das 14 às 22 horas, no shopping Bosque Grão Pará. Os protocolos de segurança também são seguidos devidamente. 

 

 

 

Da agência Eko.

COMENTÁRIOS dos leitores