Pandemia faz IMIP sofrer baixa no estoque de leite materno

Para atender a demanda são necessários em torno de 400 Litros de leite por mês. No entanto, a coleta do último mês de dezembro somou menos de 220 litros

por Jameson Ramos qui, 28/01/2021 - 17:08
SETI/Divulgação Baixa piorou no mês de dezembro de 2020 SETI/Divulgação

Nos últimos meses, o Banco de Leite do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), localizado na área central do Recife, vem enfrentando dificuldades para manter o seu estoque de leite no nível ideal. Neste período de pandemia, a situação ficou mais complicada. 

Segundo a coordenadora do Banco de Leite, Vilneide Braga, em dezembro de 2020 houve uma queda de 33,6% nas doações, comparando com o mesmo mês de 2019. 

O Banco de Leite do IMIP é Centro de Referência para o Ministério da Saúde, beneficiando cerca de 120 recém-nascidos, prematuros, internados na UTI Neonatal da Instituição. Para atender essa demanda são necessários em torno de 400 litros de leite por mês. No entanto, a coleta do último mês de dezembro somou menos de 220 litros. 

“Se essa mulher tiver muito leite, e estiver sadia, é muito importante que ela mantenha a doação de leite humano da mesma forma que vinha fazendo. Caso ela esteja com uma gripe comum, qualquer doença, ou até a Covid-19, a doação deverá ser interrompida”, explica Vilneide.

A Instituição continua com opção de retirada do leite materno nas casas das doadoras da Região Metropolitana do Recife. Para tirar dúvidas, basta ligar para o Banco de Leite do IMIP através dos telefones 2122-4719 ou 2122-4103.

Além das doações de leite humano, as pessoas que desejam ajudar, mas não são mães lactantes, podem fazer doação de frascos para o armazenamento. O frasco apropriado para doação deve ser de vidro de café solúvel, com tampa plástica rosqueada. São necessários cerca de 150 frascos por dia, segundo a equipe do setor.

COMENTÁRIOS dos leitores