Covid: DF tem 99% de ocupação de leitos e fila de espera

Nesta segunda (22), cerca de 400 pessoas aguardavam por um leito de UTI em Brasília

seg, 22/03/2021 - 19:44
Breno Esaki/Agência Saúde Distrito Federal tem 99% dos leitos de UTI para pacientes com Covid ocupados Breno Esaki/Agência Saúde

Com um dos piores cenários no Brasil, o Distrito Federal lida agora com um colapso latente do sistema de saúde. A taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva chegou aos 99% e o estado apresenta problemas no manuseio de cadáveres, segundo consta em material divulgado pelo portal G1-DF nesta segunda-feira (22). Através de imagens capturadas por servidores em hospitais públicos da capital federal, Brasília, é possível observar corpos de vítimas da Covid-19 armazenados no chão e, em alguns dos casos, à espera de remoção nos corredores da respectiva unidade de saúde.

Ainda nesta segunda (22), cerca de 400 pessoas aguardavam por um leito de UTI na cidade. Desde 9 de março, o governo do Distrito Federal decretou estado de calamidade pública na saúde, em consequência do grande número de casos e óbitos locais. Só no Hospital Regional do Guará (HRGu), referência no tratamento da doença, corpos de pacientes que morreram devido à doença ficaram dispostos no chão do necrotério, por falta de espaço, segundo consta na denúncia recebida pela reportagem.

Segundo a Secretaria de Saúde, as vítimas eram dois idosos, casos confirmados ou suspeitos da Covid. A pasta informou, no entanto, que o HRGu “segue o preconizado no protocolo específico de reparo e armazenamento dos corpos de vítimas da Covid-19”. A unidade de saúde tem comportado a demanda, já que possui baixo índice de mortalidade, ainda segundo a SES. O órgão explicou ao G1-DF que os corpos não estavam no chão, mas em um suporte de madeira, na fila para a transição ao serviço funerário.

De acordo com o último boletim de saúde, divulgado neste domingo (21), o DF confirmou novos 27 óbitos e 1.080 casos de Covid-19, totalizando 5.382 mortes e 328.902 infectados.

 

COMENTÁRIOS dos leitores