SP tem kit intubação para apenas uma semana

Secretaria da Saúde de São Paulo informou que tem pressionado o governo federal para tomar providências para abastecer o SUS

qua, 24/03/2021 - 13:10

A Secretaria da Saúde paulista informou que o estoque de medicamentos usados para a intubação de pacientes com covid-19 é suficiente para mais "uma semana para os hospitais públicos que atendem casos de covid-19" no Estado.

A falta de kits de intubação tem sido relatada em vários Estados. Nesse cenário, os conselhos de secretários municipais e estaduais de Saúde recomendaram a suspensão de cirurgias eletivas por falta de remédios.

A Secretaria da Saúde de São Paulo informou que tem pressionado o governo federal para tomar providências para abastecer o SUS. "Apesar disso, o governo federal fez somente uma liberação de neurobloqueadores em quantidade suficiente para apenas dez dias de consumo", informou, em nota.

O Hospital Geral de Cotia, na Grande São Paulo, já estava com falta dos sedativos Propofol e Midazolam e que profissionais substituíam Midazolam por Diazepam, um ansiolítico com propriedades sedativas.

A secretaria nega. "Tanto no Hospital Geral de Cotia quanto em qualquer unidade, há monitoramento dos estoques de insumos e medicamentos. Há, sim, Propofol e Midazolam, e o uso é feito de forma racional e somente mediante indicação médica, como ocorre em qualquer serviço de saúde", disse.

COMENTÁRIOS dos leitores