Estudo revela ligação entre palmadas e reações neurais

Impacto das punições corporais tende a desenvolver em crianças, em diferentes escalas, os mesmos sintomas causados por agressão física e abuso sexual

por Rafael Sales ter, 13/04/2021 - 15:51
Gerd Altmann / Pixabay Gerd Altmann / Pixabay

Na última sexta-feira (9), a Child Development, um dos veículos mais conhecidos por abordar desenvolvimento infantil, publicou uma pesquisa que mostra os danos cerebrais e neurais causados quando um adulto aplica punição corporal em uma criança. A pesquisa mostra que, assim como agressões físicas e abusos sexuais, as palmadas pode impactar no desenvolvimento infantil, ainda que em intensidades diferentes. Inúmeras reações foram comprovadas no desenvolvimento da aprendizagem, na capacidade de adaptação e no comportamento dos pequenos.

O estudo intitulado "Punição corporal e respostas neurais elevadas a ameaças em crianças" comprova que qualquer tipo de violência provoca reações na área do cérebro conhecido como córtex pré-frontal. Essa região é responsável pela habilidade de prestar atenção, pelo controle de impulsos, tomada de decisão e controle na distinção de valores éticos e morais. Assim, as reações respondem conforme a intensidade de violência aplicada na criança.

A pesquisa envolveu 147 crianças, com média de 10 a 12 anos, em diferentes contextos sociais e econômicos. Todas elas foram acompanhadas desde os 3 anos. Para a análise de comparação, os pequenos foram divididas em dois grupos: o primeiro, formado por 40 crianças, reuniu aquelas que afirmaram ter sofrido algum tipo de punição corporal; o segundo grupo teve 107 pequenos que afirmaram receber palmadas pelo menos uma vez ou nunca.

Em uma das etapas do estudo, os participantes foram expostos a sessões de ressonância magnética, onde foram avaliados ao observar três imagens diferentes. Na primeira foto, foi apresentada uma expressão de medo. Na segunda, uma manifestação neutra, e a terceira, uma espécie de imagem abstrata serviu como análise mais ampla de quais seriam as reações neurais. As crianças que receberam algum tipo de punição corporal responderam de forma mais intensa às expressões de medo.

COMENTÁRIOS dos leitores