Mais quatro financiadoras são interditadas no Recife

O Procon-PE aponta que elas não tinham documentação para oferecer empréstimos e uma delas costumava ficar com o dinheiro após oferecer o serviço

por Victor Gouveia qua, 12/05/2021 - 09:27
Divulgação Na semana passada, outras três empresas do setor foram alvo do órgão Divulgação

Quatro financiadoras ilegais foram interditadas pelo Programa de Proteção e Defesa do Consumidor de Pernambuco (Procon-PE), nessa terça-feira (11), no Centro do Recife e no bairro de Boa Viagem, Zona Sul da capital. Segundo o órgão, três não possuíam sequer documentação para atuar e a outra costumava ficar com o dinheiro após oferecer empréstimos.

A PrevCred, a Alcântara e a Nossa Promotora funcionavam no Edifício Antônio Barbosa, na Avenida Dantas Barreto, área Central do Recife. A fiscalização verificou que o local não possuía energia e os estabelecimentos estavam fechados. O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, aponta que elas não tinham documentação para oferecer o serviço.

“Tinham contratos de pessoas do interior do estado, diversos contratos de São Paulo. Algumas assinaturas estavam rabiscadas. É preciso verificar tudo com calma e saber se esses consumidores têm anuência desses empréstimos. E nenhuma dessas empresas tinha autorização para fazer empréstimos”, ressalta.

Já o estabelecimento na Zona Sul foi denunciado pelos próprios clientes. A Invest Soluções Financeiras oferecia empréstimos e investimentos com rendimentos fora da realidade, destaca o Procon-PE.

Os consumidores que foram lesados por esse tipo de empréstimo devem procurar o Procon-PE, na Rua Floriano Peixoto, 141, bairro de São José, ou a Delegacia de Estelionato, localizada na Rua São Miguel, 268, no bairro de Afogados.

Documentos foram apreendidos na operação e serão analisados pelo Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri). Nenhuma das financiadoras podem voltar a oferecer empréstimos sem apresentar defesa.

Na semana passada, a entidade já havia interditado a GT Clássica, também em Boa Viagem; a Única, localizada na Avenida Dantas Barreto; e a Diamond, no bairro do Pina, Zona Sul do Recife. A fiscalização aponta que elas buscavam os clientes, ofereciam empréstimos e depois convenciam o consumidor a pegar o valor para investir na própria empresa com rendimentos fora da realidade.

COMENTÁRIOS dos leitores