Hemope realiza campanha de coleta no Shopping Guararapes

Fundação de Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) está com os estoques de sangue em estado crítico e pede por doações

por Victor Gouveia qui, 27/05/2021 - 12:31
Divulgação Voluntários doando sangue em campanhas passadas da entidade Divulgação

Nesta quinta (27) e sexta-feira (28), o Shopping Guararapes recebe uma campanha de doação de sangue da Fundação de Hemoterapia de Pernambuco (Hemope). O Programa de Coleta Externa do Hemope tem o objetivo de atender a população fora do homocentro para reverter a baixa nos estoques do estado.

A supervisora da Captação de Doadores do Hemope, Josinete Gomes, classifica como 'crítica' a situação para os pacientes que precisam de reposição com urgência. Ela explica que a entidade luta contra a queda de doações desde o início da pandemia. “O Hemope solicita que os doadores compareçam a uma das suas unidades para ajudar a salvar vidas, doando sangue", afirma.

Os interessados devem ir à loja no corredor da Riachuelo, entre às 10h e 12h ou das 13h às 16h, e apresentar um documento original com foto (RG, CNH ou carteira de trabalho). Depois eles passam por exames e avaliação clínica para comprovar o bom estado de saúde. Vale lembrar que os homens precisam respeitar o prazo de três meses desde a última doação, e as mulheres, quatro meses.

As principais orientações são:



- Ter entre 18 e 69 anos (desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos);

- Ter boa alimentação no dia da doação, evitando gorduras;

- Pesar acima dos 50kg;

- Não doar em jejum;

-Não ultrapassar o tempo de 3h entre a refeição e a doação;

- Ter dormido, no mínimo, durante 6 horas.

As demais condições gerais para realizar a doação podem ser conferidas no site oficial do Hemope.

Na última ação realizada no Shopping Guararapes, entre os dias 29 e 30 de janeiro, foram realizados 118 cadastros e 87 doações de sangue. Ao longo de 2020, totalizaram 332 doações em três coletas externas no centro comercial.

COMENTÁRIOS dos leitores