Sucesso da Austrália em conter a Covid-19 é ameaçado

Ruas da segunda cidade mais populosa da Austrália se esvaziaram novamente pela quarta vez desde o início da pandemia

sex, 28/05/2021 - 07:08
William WEST Los melbournianos han recibido la orden de quedarse en casa durante siete días para frenar los contagios del coronavirus mientras las autoridades investigan cómo saltó el virus de los hoteles de las cuarentenas a la comunidad William WEST

Cinco milhões de residentes de Melbourne voltaram ao confinamento nesta sexta-feira (28), em uma tentativa de conter um novo surto de Covid-19, que ameaça prejudicar o sucesso da Austrália no controle da doença.

Enquanto as autoridades anunciaram que já existem 39 pessoas com teste positivo para o coronavírus no último surto, as ruas da segunda cidade mais populosa da Austrália se esvaziaram novamente pela quarta vez desde o início da pandemia.

"É muito difícil", disse Gavin Catt, morador da cidade, à AFP. "Este confinamento está nos afetando. Muitas famílias e amigos não podem trabalhar."

Os habitantes de Melbourne receberam ordem de ficar em casa por sete dias para interromper as contaminações e permitir que as autoridades investiguem como o vírus deixou um hotel onde viajantes fazem quarentena quando chegam ao país.

Acredita-se que o surto tenha começado com o retorno ao país de um viajante infectado com a variante indiana, mas o premier do Estado de Victoria, James Merlino, pediu ajuda aos militares na investigação.

Merlino culpou na quinta-feira a lentidão da campanha de vacinação e as falhas em medidas de segurança em hotéis de quarentena para o surgimento de um novo surto.

"Se tivéssemos uma alternativa às quarentenas de hotel para esta variante em particular, não estaríamos aqui hoje", afirmou.

Acredita-se que seja a 17ª vez em seis meses que o vírus escapou de um hotel de quarentena.

O governo federal conservador também é responsabilizado pela lentidão da campanha de vacinação, que ameaça arruinar o sucesso do país na contenção da pandemia.

A Austrália registrou 30.000 casos de Covid-19 desde o início da pandemia, grande parte em hotéis de quarentena, em um país de 25 milhões de habitantes, mas apenas 2% dos australianos foram vacinados até agora.

COMENTÁRIOS dos leitores