Vice-presidente dos EUA visita fronteira com o México

Kamala Harris visitou a fronteira com o México para ver os efeitos da imigração ilegal

sex, 25/06/2021 - 16:19
Patrick T. FALLON A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, participa de mesa redonda com ONGs religiosas e provedores de abrigos e serviços jurídicos, durante visita em 25 de junho de 2021 a El Paso, no Texas. Patrick T. FALLON

A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, visitou a fronteira sul do país nesta sexta-feira (25) para ver os "efeitos" da imigração ilegal, depois de viajar à Guatemala e ao México para ver as "causas", e em meio a críticas dos republicanos à gestão democrata.

Centenas de milhares de migrantes, principalmente da América Central, tentaram cruzar para os Estados Unidos nos últimos meses, levantando ferozes questionamentos dos republicanos de que a abordagem mais humana do presidente Joe Biden em relação à imigração gerou uma crise fronteiriça ao invés de evitá-la.

"Estamos aqui hoje para abordar e falar sobre o que trouxe as pessoas à fronteira dos Estados Unidos e, novamente, para continuar a abordar as causas profundas que fazem com que as pessoas deixem e frequentemente fujam de seu país de origem", Harris disse ao chegar a El Paso, Texas.

Esta visita é sobre "observar os efeitos do que está acontecendo na América Central", disse ela.

Harris viajou para a região no início de junho após ser incumbida por Biden de supervisionar os esforços diplomáticos com Guatemala, Honduras, El Salvador e México para tratar do que Washington descreve como a "raiz" do êxodo para o norte: extrema pobreza, violência, corrupção e o impacto das mudanças climáticas.

Entretanto, os republicanos fiéis à dura política anti-imigração do ex-presidente Donald Trump a acusaram de minimizar a situação na fronteira sul ao não ver a realidade da área em primeira mão.

"Já estive na fronteira muitas vezes", disse a ex-senadora pela Califórnia nesta sexta-feira.

O gabinete da vice-presidente disse que esta é sua primeira visita desde que Biden delegou esse tema a ela, mas observou que Harris visitou vários pontos ao longo da fronteira com a Califórnia.

O secretário do Departamento de Segurança Interna (DHS), Alejandro Mayorkas, que acompanha a vice-presidente, disse que recomendou que ela fosse a El Paso porque "isso dá a oportunidade de ver toda a situação" de desafios que o DHS enfrenta.

A viagem de Harris acontece cinco dias antes de Trump visitar o governador do Texas, Greg Abbott, na fronteira sul, que, segundo o ex-presidente, se tornou uma zona "sem lei" desde que Biden chegou ao poder.

As medidas de Trump reduziram o fluxo de migrantes, mas durante o governo Biden, as detenções vêm batendo recordes atrás de recordes todos os meses desde março. Em maio, cerca de 180.000 pessoas foram detidas depois de cruzar a fronteira ilegalmente, o maior número em 15 anos.

COMENTÁRIOS dos leitores