SP recebe 1 milhão de doses da CoronaVac

Imunizante aplicado na população desde janeiro passou por processo de pausa por falta de insumos; doses já prontas serão aplicadas a partir de amanhã (1º)

por Rafael Sales qua, 30/06/2021 - 18:18
Flickr/Governo do Estado de São Paulo Flickr/Governo do Estado de São Paulo

Na última terça-feira (29), chegou ao Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, um lote com 1 milhão de doses da vacina contra a Covid-19, a CoronaVac. Assim, o imunizante que foi produzido na China será entregue ao Ministério da Saúde, em virtude do Programa Nacional de Imunização (PNI). A aplicação da CoronaVac passou por um processo de pausa entre abril e junho deste ano, por conta da falta de insumos para sua produção, e agora volta a integrar as vacinas à disposição da população.

De acordo com o Governador do Estado de São Paulo, João Dória (PSDB), as vacinas já estão prontas para uso, e serão aplicadas nos brasileiros já nesta quinta-feira (1°). Com isso, o plano de imunização acelera seu processo, já que a produção das vacinas em São Paulo envolve diversos processos e um controle de qualidade antes do fornecimento das vacinas ao Ministério da Saúde. Com esse lote, o Butantan atinge um número superior a 52 milhões de vacinas disponibilizadas ao governo federal.

No mês passado, foi feito um estudo na Indonésia sobre o percentual de eficácia do imunizante contra o novo coronavírus. De acordo com o Ministério da Saúde do local, foi detectado que a vacina reduz em 98% o risco de mortes, 96% o risco de hospitalizações, e 94% a queda na probabilidade de desenvolver um caso leve. Apesar dos números elevados de eficácia, a pesquisa feita pelo Instituto Butantan na fase 3 dos ensaios clínicos apontou 50,4% de eficácia global.

Todo o estado de São Paulo continua no processo de vacinação e, até o momento, de acordo com o consórcio de veículos de imprensa a partir de dados das Secretarias Estaduais de Saúde, cerca de 40% da população paulista já recebeu a primeira dose do imunizante e 13% receberam a segunda dose. Em contrapartida, desde o início da pandemia, o número de infectados já passa dos 3,7 milhões e o acumulado de mortes pela Covid-19 no território paulista, beira 127 mil.

 

COMENTÁRIOS dos leitores