UNG é finalista em 10 categorias do prêmio Expocom Sudeste

Projetos desenvolvidos por alunos dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Fotografia em 2020 estão entre os top 5 da região este ano

por Vinícius Tomei qua, 07/07/2021 - 20:27
Divulgação/Expocom Divulgação/Expocom

O Prêmio  Expocom é a principal premiação acadêmica para projetos na área de comunicação. Parte integrante da programação do congresso anual da  Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação,  instituição sem fins lucrativos, destinada ao fomento e à troca de conhecimento entre pesquisadores e profissionais atuantes no mercado),  o objetivo é estimular o desenvolvimento de produtos comunicacionais, propondo inovações ou melhorias, reconhecendo projetos dos alunos da graduação, desenvolvidos no ano anterior. Em 2021, a  Universidade  Guarulhos (UNG) é finalista em 10 categorias do prêmio da região sudeste.

O prêmio é dividido em três etapas: local, regional e nacional. A etapa em que os projetos da UnG são finalistas, por suas respectivas categorias, é a regional. As propostas  concorrem  com outros projetos de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Ao final, os vencedores de cada região disputam o prêmio nacional com os melhores de cada região em sua categoria.

Os projetos que representam a UNG este ano na fase sudeste, que foram desenvolvidos em disciplinas e orientados por professores dos cursos são:

- Jornalismo / Revista-laboratório / Gustavo Adorni Cruz / "Revista Cultcom";

- Jornalismo / Reportagem em Jornalismo impresso / Rafael Soares Sales / "Brasil em chamas: o civil e o bombeiro";

- Jornalismo / Reportagem em Áudio/Radiojornalismo / Isabela de Paula Gonçalves da Silva / "Comunidade T e o novembro Azul";

- Jornalismo / Documentário Jornalístico e Grande Reportagem em vídeo e televisão / Jessica Grazieli Oliveira Santos / "Covid-19: como o isolamento social impactou a saúde mental";

- Publicidade / Cartaz / Larissa Sousa Cavalcanti de Oliveira / "Campanha de vacinação contra tétano para adolescentes";

- Publicidade / Estratégia Publicitária para Mídia Digital / Luiza Jania Pinheiro Pereira / "Neuras Diárias";

- Publicidade / Publicidade em Mídia Alternativa / Caroline Oliveira Vidal / Aplicativo "Troca Comunitária";

- Produção Transdisciplinar / Games / Geovanna Maria Pignatari Oliveira / "É fake news? Exercitando sua memória";

- Produção Transdisciplinar / Ensaio fotográfico artístico / Bruno Faria Pinheiro / "Autorretrato: a diversidade sexual marginalizada pela influência da Igreja";

- Produção Transdisciplinar / Fotografia artística / Bruna de Araújo Dare / "O nascer da liberdade";

Agora, os  alunos-líderes classificados enviarão  um vídeo de apresentação de seus trabalhos até o dia 14 de junho, que serão analisados pela comissão julgadora. Os vencedores serão conhecidos na primeira semana de agosto, quanto acontecerá a segunda edição do Encontro Intercom Inter-regiões que, como no ano passado, em virtude da pandemia de Covid-19, será 100% virtual e concentrará as atividades dos cinco encontros regionais.

Segundo o  coordenador dos cursos de Comunicação, Fotografia e Design da UNG, Alex Francisco, em um ano tão atípico, com muitas dificuldades e restrições necessárias por conta da pandemia de Covid-19, é uma alegria imensa ter o reconhecimento de 10 trabalhos finalistas em uma premiação tão importante. E relembrou que o bom resultado só foi possível graças à  dedicação dos professores e alunos nesses projetos. “Essa conquista representa o esforço de alunos e professores que reviram conteúdos, ressignificaram processos e formas de desenvolver conteúdos midiáticos. É a prova de que estamos engajados e formando alunos que entenderam que a Comunicação se fez ainda mais necessária em tempos tão difíceis", finaliza. 

COMENTÁRIOS dos leitores