MPPE recomenda que PM evite excesso de força em novo ato

Protesto contra o governo Bolsonaro está marcado para o próximo sábado (24) no Recife

qui, 22/07/2021 - 08:02
Rafael Bandeira/LeiaJáImagens/Arquivo O MPPE também solicita o uso adequado da identificação dos policiais Rafael Bandeira/LeiaJáImagens/Arquivo

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou à Polícia Militar (PM) que evite excesso na utilização da força e emprego inadequado de armas, letais e  não letais, em ato intitulado Fora Bolsonaro, previsto para ocorrer no próximo sábado (24) no Recife. O promotor Westei Conde y Martin Júnior cita a ação truculenta da PM em ato semelhante ocorrido em 29 de maio na cidade, que resultou em duas pessoas com perda de um dos olhos após serem atingidas por bala de borracha.

O MPPE também solicita o uso adequado da identificação dos policiais, que deve estar em local visível no uniforme operacional e nos coletes balísticos. A recomendação deve ser afixada em todas as unidades policiais do Recife.

O documento também recomenda à Secretaria de Defesa Social (SDS) que adote, durante toda a manifestação, o emprego de agentes de conciliação, identificados pela utilização de coletes de cor laranja. O emprego de agentes de conciliação foi adotado durante discussões da Mesa Permanente de Articulação com a Sociedade Civil, iniciativa montada também após a ação desastrosa da polícia no protesto de 29 de maio.

Para o promotor, a polícia deve "observar o direito à vida, à liberdade, à integridade física e psicológica da população, bem como à liberdade de expressão, manifestação do pensamento e de reunião pacífica em locais abertos ao público." Movimentos sociais e organizações de esquerda devem promover atos contra o governo federal em várias cidades do país. Atos semelhantes ocorreram em 19 de junho e 3 de julho.

COMENTÁRIOS dos leitores