Procon interdita e autua estabelecimentos no fim de semana

O Americano Bar, na Zona Norte do Recife, teve que ser interditado após registrar aglomerações e pessoas sem máscara durante o jogo do Náutico

por Kauana Portugal seg, 26/07/2021 - 10:17
Divulgação/Procon-PE Equipe de fiscalização do PROCON Pernambuco Divulgação/Procon-PE

Em mais um final de semana de fiscalizações do cumprimento das medidas sanitárias indicadas pelo Governo do Estado em decreto, as equipes do Procon Pernambuco fizeram vistorias em cerca de 39 estabelecimentos na Região Metropolitana do Recife (RMR). Em decorrência do não cumprimento das regras que visam impedir a transmissão da Covid-19, bares e restaurantes foram autuados.

Na sexta-feira (23) o Beerdock, localizado no bairro de Casa Forte, Zona Norte da capital, foi autuado por estar com a ocupação de consumidores maior que a capacidade do estabelecimento. Uma outra unidade do bar, em Boa Viagem, Zona Sul, foi igualmente penalizada no domingo (25) pelo mesmo motivo.

Já o Americano Bar, estabelecimento que fica dentro do Clube Náutico Capibaribe, também na Zona Norte do Recife, passou por fiscalização no sábado (24) e, além de autuado, foi interditado. De acordo com o Procon, os consumidores que assistiam ao jogo do time não praticavam o distanciamento social e circulavam no local sem usar máscaras. 

Ainda na noite do sábado, outros dois estabelecimentos foram autuados no bairro de Boa Viagem. No primeiro caso, no Bode do Nô, os consumidores aglomeravam na calçada do bar sem nenhum distanciamento. E na churrascaria Ponteio as pessoas utilizavam os balcões do self-service sem máscaras e tampouco luvas descartáveis.

Segundo o Plano de Convivência com o novo coronavírus, os serviços de alimentação devem funcionar com 50% da capacidade e precisam garantir o distanciamento entre clientes, além de proibir a circulação de pessoas sem máscaras. Embora a música ao vivo tenha sido liberada, as pistas de dança seguem fechadas.

As vistorias aconteceram em conjunto com a Agência de Vigilância Sanitária de Pernambuco, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Para Pedro Eurico, secretário de Justiça e Direitos Humanos, as ações são importantes “na defesa dos direitos do consumidor e na proteção à vida”.

Desde o início do ano, as inspeções em bares e restaurantes chegaram a 1.539 locais fiscalizados, tendo 362 autuados e 90 interditados. Pernambuco acumula 18.599 mortes pela Covid-19.

 

Embed:

COMENTÁRIOS dos leitores