Centenas de migrantes desembarcam na Itália

Os dois navios de resgate lançaram mensagens de alarme para encontrar um porto seguro devido ao agravamento da saúde dos migrantes a bordo, incluindo crianças

sab, 07/08/2021 - 13:34
Jason TAVLAS (Arquivo) Refugiados e migrantes resgatados desembarcam de um navio na ilha de Creta, na Grécia, em 23 de julho de 2021 Jason TAVLAS

Mais de 250 migrantes chegaram na Sicília neste sábado (7) em um barco de resgate de uma ONG, enquanto outra embarcação com 549 pessoas obteve permissão para levá-los à ilha italiana.

Os dois navios lançaram mensagens de alarme para encontrar um porto seguro devido ao agravamento da saúde dos migrantes a bordo, incluindo crianças, após dias de navegação na zona central do Mar Mediterrâneo.

"O #SeaWatch3 chegou ao porto de Trapani esta manhã. Estamos felizes por finalmente ter um porto seguro", tuitou a organização alemã Sea Watch International, informando o desembarque de 257 pessoas.

Na quinta-feira, eles haviam alertado sobre a situação "crítica" a bordo pela falta de medicamentos e sintomas de desidratação entre os migrantes, alguns dos quais estavam no mar havia uma semana.

Enquanto isso, o barco de outra organização, o "Ocean Viking", obteve permissão para levar no domingo 549 pessoas até o porto siciliano de Pozzallo, segundo indicou à AFP.

Este navio, gerenciado pela ONG francesa SOS Mediterranée, estava à espera de um porto seguro de desembarque após a recusa de Malta e a ausência de respostas da Tunísia e da Líbia.

Milhares de pessoas tentam cruzar o Mediterrâneo Central todos os anos para chegar à Europa.

Só este ano, cerca de 1.000 pessoas perderam a vida no mar, de acordo com a Organização Internacional para as Migrações (OIM), entidade intergovernamental associada à ONU.

COMENTÁRIOS dos leitores