Sede dos Correios é invadida por moradores de ocupação

Cerca de 150 famílias foram despejadas de uma ocupação no Recife Antigo e reivindicam a sanção do Projeto de Lei que impede despejos na pandemia

qua, 22/09/2021 - 10:33

Após o protesto que bloqueou cruzamentos do Centro do Recife nessa quarta-feira (22), por volta das 10h15 manifestantes invadiram a sede dos Correios, na Avenida Guararapes. A Polícia Militar está no local e negocia com as lideranças do movimento.

"Os Correios tá pedindo a reintegração de posse e as famílias também não querem abrir mão pela luta que teve no prédio quando entraram", afirmou a coordenadora do movimento, Taís Maria da Silva. 

O objetivo da ação mais incisiva na sede é viabilizar um acordo com o superintendente da entidade, Ademar Morais. A representante defende a disponibilização da propriedade para moradia popular em vista de um eventual leilão. "Se ele ainda continuar pedindo a reintegração de posse, a gente vai terminar indo para o confronto", asseverou.

Às 11h20, uma comissão formada por seis lideranças foi convocada para negociar com o gestor.

De acordo com a Frente Popular por Moradia no Centro, 150 famílias estavam abrigadas no edifício de número 262 desde o último dia 7. Contudo, foram despejadas na segunda (20).

A ocupação foi instalada em uma propriedade dos Correios na Avenida Marquês de Olinda, no Recife Antigo, e a reinvidicação é pela sanção do Projeto de Lei (PL) que impede despejos em Pernambuco durante a pandemia.

A matéria foi aprovada na Câmara, mas ainda aguarda assinatura do governador Paulo Câmara (PSB) para ter validade.

Apesar da mobilização, o atendimento se manteve na sede dos Correios, mas por volta das 11h15 os serviços foram suspensos.

 

Embed:

Com informações de Paulo Uchôa

LeiaJá também:

--> Ato por moradia bloqueia ruas do Recife Antigo com pneus

--> Moradores de ocupação protestam em frente ao Palácio

COMENTÁRIOS dos leitores