Cinco alpinistas morrem durante escalada ao monte Elbrus

Depois de receber um alerta, o serviço de emergência enviou uma equipe de 69 pessoas e 16 veículos para o resgate

sex, 24/09/2021 - 07:07
Handout Foto do ministério de Emergências da Rússia mostra equipe de resgate no monte Elbrus depois que um grupo de alpinistas foi atingido por condições climáticas severas Handout

Uma tempestade repentina matou cinco pessoas que escalavam o monte Elbrus, o maior pico da Europa, localizado no Cáucaso russo, informaram nesta sexta-feira (24) as equipes de emergência.

"Conseguimos salvar 14 pessoas, que foram transportadas e atendidas por equipes médicas. Lamentavelmente, cinco pessoas morreram", afirmou o ministério de Emergências da Rússia em um comunicado.

Os 19 alpinistas ficaram bloqueados a mais de 5.000 metros de altura quando as condições meteorológicas mudaram de maneira repentina.

Depois de receber um alerta, o serviço de emergência enviou uma equipe de 69 pessoas e 16 veículos para o resgate.

"Os socorristas trabalharam em condições muito difíceis. A força do vento alcançou entre 40-70 metros por segundo e a temperatura caiu a 20 graus negativos", explicou o ministério.

A operação de resgate durou quase cinco horas e só terminou durante a madrugada de sexta-feira.

Citado pela agência de notícias TASS, Denis Alimov, que organizou a escalada, afirmou que uma mulher da expedição passou mal na manhã de quinta-feira e decidiu retornar com um guia.

Apesar do abandono, o restante do grupo prosseguiu até ser surpreendido pela tempestade.

A mulher faleceu durante a descida, segundo Alimov.

O monte Elbrus, de 5.642 metros de altura, é o maior do Cáucaso e da Europa.

COMENTÁRIOS dos leitores