Tempestade de areia volta a atingir SP e causa uma morte

O fenômeno, que ocorreu pela primeira vez no último domingo (26), voltou a ser registrado em cidades do interior paulista

por Kauana Portugal sab, 02/10/2021 - 09:44
Reprodução/Twitter Registro feito por um morador de Andradina (SP) Reprodução/Twitter

Uma nova tempestade de areia voltou a atingir o interior de São Paulo na tarde desta sexta-feira (1). O fenômeno foi registrado por volta das 14h30 nas cidades de Andradina, Penápolis, que chegou a ficar sem energia em algumas partes do município, Presidente Prudente e Tupã, onde foi noticiada uma morte após o desmoronamento de um barranco. As informações são do UOL.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as rajadas de vento de 80,64 km/h foram a causa do incidente envolvendo o homem de 42 anos. O corpo de bombeiros informou que a vítima foi socorrida na Santa Casa da cidade, mas não resistiu aos ferimentos. A informação foi confirmada pelo hospital.

A situação foi ainda mais grave em Presidente Prudente, que registrou ventos de 103 km/h, e precisou da ação das autoridades em vários pontos da cidade para atender as ocorrências. Em nota, a prefeitura afirmou que deu prioridade aos chamados que ofereceram riscos à integridade da população, “como fios energizados caídos nas vidas e árvores que ameaçavam cair sobre as residências”.

De maneira semelhante, o fenômeno chegou até  Goiânia (GO). Os moradores da capital do estado de Goiás chegaram a presenciar ventanias, acompanhadas de raios e chuva, de 98 km/h. A primeira incidência deste tipo de situação foi registrada no último domingo (26), também no interior de São Paulo e em Minas Gerais.

Na ocasião, moradores das regiões publicaram nas redes sociais a intensa movimentação da nuvem de poeira. Nesta sexta, os vídeos voltaram a viralizar. Acompanhe, a seguir, os registros no Twitter:

Embed:

COMENTÁRIOS dos leitores