Maior cometa já identificado está em direção à Terra

Objeto espacial, porém, não tem previsão para se chocar diretamente com o planeta

por Rafael Sales sex, 08/10/2021 - 15:33
Pixabay Registro de um cometa Pixabay

De acordo com pesquisadores do Departamento de Física e Astronomia da Pensilvânia, o maior cometa já identificado está em direção à Terra. Apesar da rota encaminhada, o objeto espacial não tem previsão para se chocar diretamente com o planeta, mas pode se aproximar cada vez mais, principalmente nos próximos dez anos.

Normalmente, os cometas orbitam em volta do sol, assim como os planetas, e dentre todos aqueles que já foram catalogados, a média de tamanho fica entre três e cinco quilômetros de diâmetro. Já este em questão é o maior já identificado e estima-se que possui aproximadamente 150 quilômetros de diâmetro.

O cometa foi nomeado de Bernadinelli-Bernstein, e já havia sido detectado em 2014, mas cientistas não obtiveram visualização suficiente, e chegaram a cogitar que se tratava de um planeta anão. E assim, com o passar dos anos, o cometa poderá ser melhor analisado pela equipe de astrônomos que o descobriu.

Estima-se que seu momento mais próximo com a Terra será em 21 de janeiro de 2031, enquanto o cometa estiver em movimento rotatório tendo como ponto central o sol. Vale lembrar que para dar uma volta inteira na principal estrela do sistema solar, o Bernadinelli-Bernstein leva milhões de anos, enquanto a Terra leva cerca de 365 dias.

COMENTÁRIOS dos leitores