Veterinários alertam para casos de câncer de mama em pets

Evento organizado pela UNAMA - Universidade da Amazônia, em Belém, mostrou que prevenção é fundamental para o controle da doença

seg, 25/10/2021 - 10:18

Outubro é conhecido mundialmente como o mês de prevenção do câncer de mama. A UNAMA - Universidade da Amazônia, por meio do curso de Medicina Veterinária, organizou um evento com o objetivo de informar a comunidade sobre a importância da prevenção dos tumores mamários que podem aparecer em animais. O evento teve parceria com importantes profissionais da área e que atuam rotineiramente na oncologia veterinária.

Lolaide Torres, médica veterinária especialista em oncologia veterinária, destacou a importância de o tutor fazer o exame de toque nos animais. “A principal forma de fazer essa prevenção é através da apalpação nas mamas, um pouco acima do primeiro mamilo na região do tórax e sobre a cadeia mamária até o final próximo das patas traseiras”, explicou.

Lolaide alertou também que nos últimos mamilos próximo às patas traseiras existe uma região gordurosa. “Nessa região, geralmente bem importante, ele deve estar sempre macio. Se o tecido estiver rígido, com caroço, com secreção ou dor, o animal deve ser levado ao veterinário”, disse.

Gabriela Serrão, médica veterinária especialista em oncologia, alertou que os tutores que fumam podem prejudicar a saúde de animais domésticos. “O tutor que fuma pode afetar o seu animal de estimação que convive com ele dentro de casa, pois o animal se torna fumante passivo, a mesma situação que uma pessoa que convive com fumantes. Foram observados alguns casos de animais que convivem com fumantes e apresentaram alterações respiratórias como a bronquite, neoplasias, tumores pulmonares e mamários”, expôs.

Gabriella Caldas, estudante de Medicina Veterinária, falou o quanto é importante ter eventos que alertem para o câncer de mama em animais. “É mais comum ver campanhas de câncer de mama em humanos, foi a primeira vez que ouvi falarem em animais. Palestras de novas técnicas, tratamento e prevenção certamente devem ser ofertados para mais pessoas”, falou.

A médica veterinária e coordenadora do curso de Medicina Veterinária da UNAMA, Lílian Ximenes, ressalta a importância do evento e da conscientização do diagnóstico precoce. ”É importante frisarmos que o câncer de mama não é uma patologia recentemente descoberta, mas o avanço em relação aos meios de prevenção, diagnóstico e terapêutica tem aumentado nos últimos anos”, explicou.

Lílian falou também que um dos causadores de câncer de mama em animais é o uso de anticoncepcionais. “O uso de anticoncepcional (progestágenos) pode ser prejudicial aos animais, por isso a importância da castração quando as fêmeas não têm finalidade reprodutiva.”

Por Maria Clara Silva.

 

COMENTÁRIOS dos leitores