Compras on-line crescem na região Norte, aponta pesquisa

Comércio eletrônico seduz cada vez mais consumidores por segurança, conforto e preço baixos

qui, 09/12/2021 - 13:17
LeiaJáImagens/Arquivo Comércio on-line impulsiona negócios na região Norte do país LeiaJáImagens/Arquivo

O e-commerce, abreviação em inglês de comércio eletrônico, se transformou no principal mecanismo para realização de compras. Com o fechamento das lojas físicas, devido à pandemia, o negócio on-line permitiu ao consumidor adquirir produtos com conforto e segurança, além de ser uma alternativa mais barata e acessível. 

Em 2020, de acordo com os dados feitos pelo Movimento Compre e Confie, em parceria com a camara-e.net (MCC – ENET), as compras on-line subiram. Na região Norte, o faturamento cresceu 14, 97% com relação aos dados de agosto de 2020.

Em estudo divulgado pela 42ª edição do Webshoppers, realizado pela Ebit|Nielsen – em parceria com a Elo, houve uma mudança drástica com relação ao e-commerce na região Norte em 2020. O Norte foi uma das regiões que mais cresceram, correspondendo a 1/3 do setor no semestre passado. No período, aumentou a oferta de fretes grátis, já que o recurso era limitado apenas para maioria das lojas das regiões Sudeste e Sul do país.

Atualmente, muitos consumidores preferem realizar suas compras pelo meio digital, como é o caso da técnica de enfermagem Isabelle Fagundes, que entrou no universo do e-commerce durante a pandemia de coronavírus. “Os motivos de eu ter começado a comprar pela internet foram os preços atrativos, as possibilidades de cupons de descontos, e principalmente o medo de sair de casa no meio da pandemia”, disse.

Para Isabelle, há muitas vantagens no mercado on-line, principalmente os preços. A técnica em enfermagem já gastou mais de R$ 2.500,00 em produtos e ainda pretende comprar mais pela internet, devido a à diferença nítida de valores para uma loja física. “Desde o ano passado, já foram aproximadamente 120 itens adquiridos. Pra mim é muito vantajoso realizar essas compras, justamente pela variedades de preços, produtos e o conforto que é comprar em casa”, concluiu.

         Outra facilidade na compra é com relação ao serviço prático e procura pelo menor preço em produtos, como aponta a estudante de Letras da UFPA Claudia Danielly, que antigamente só realizava compras em shoppings, mas com pandemia precisou se adaptar ao e-commerce. “Enquanto você tinha todo o trabalho de ir de loja em loja a fim de encontrar o melhor preço de um produto, nas lojas on-line você encontra em um clique e existe até sites que mostram onde há o menor preço”, afirmou.

Claudia já comprou vários produtos, como eletrodomésticos, roupas e livros devido às promoções disponibilizadas na internet. “Eu comecei a ter um costume tão grande por realizar este tipo de compra que comecei a fazer coleção de revistas em quadrinhos e mangás, até precisei comprar uma prateleira pela internet para colocar os novos produtos”, revelou.

A estudante, que já adquiriu mais de 230 produtos pela internet, recomenda que as pessoas utilizem esse método de compra. “É um meio que possui muita facilidade, já que existem sites que oferecem mercadorias com frete grátis ou você pode realizar as compras e apenas retirar em lojas físicas, mas você pode receber os produtos na sua casa”, explicou.

Por Vitória Reimão.

COMENTÁRIOS dos leitores